21 fev, 2025 - 11:19
Depois de superar o Mónaco no play-off, o Benfica vai jogar contra o Barcelona nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os jogos vão decorrer a 4 ou 5, em Lisboa, e a 11 ou 12, em Barcelona.
Nos quartos de final, Benfica ou Barcelona vão defrontar Dortmund ou Lille. O sorteio, que fez brotar novos dérbis e novos clássicos no futebol europeu, decorreu esta manhã, em Nyon, na Suíça.
Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui
É um reencontro entre Benfica e Barça, dois clubes que numa noite chuvosa de janeiro marcaram nove golos na Luz. Os catalães, na jornada 7 da primeira fase desta nova Liga dos Campeões, venceram por 5-4.
A história conta-nos ainda mais duelos entre os encarnados e os blaugrana, símbolos que têm os maiores símbolos como os melhores marcadores na prova (Eusébio, 47 golos; Messi, 120). Lá bem atrás, o Benfica ganhou uma final da Taça dos Campeões Europeus, em 1961, contra este Barça. Foi a primeira de duas conquistas deste gabarito para os de Lisboa. O Barça conquistou cinco vezes este torneio, a última em 2015.
Liga dos Campeões
Águias complicam apuramento num jogo de loucos em (...)
A única vez em que se defrontaram numa fase mais adiantada do torneio aconteceu em 2005/06, nos quartos de final, quando os culés, inspirados por Ronaldinho e Deco, eliminaram a rapaziada de vermelho orientada por Ronald Koeman. No outro banco estava um ex-colega do técnico neerlandês, Frank Rijkaard.
O Benfica empatou a zero na Luz, na tal exibição especial de Ricardo Rocha a lateral. Na segunda mão, os espanhóis venceram por 2-0, com golos de Eto'o e Ronaldinho, que viu Marcelo Moretto defender um penálti logo aos 5 minutos.
Ao todo, estes dois clubes encontraram-se em 10 ocasiões, com o Barça a triunfar em quatro ocasiões e o Benfica outras duas. Registaram-se quatro empates.
O sorteio dos oitavos de final da Champions: