Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Benfica

António Silva + 10. Bruno Lage garante titularidade do central após o erro contra o Barcelona

07 mar, 2025 - 13:30 • Eduardo Soares da Silva

Treinador das águias defende o internacional português e garante que será titular contra o Nacional da Madeira. Lage nega ainda que tenha jantado com Frederico Varandas para substituir Amorim no Sporting. Di María ainda não está apto para jogar, Florentino e Tomás Araújo estão em dúvida.

A+ / A-

António Silva vai ser titular pelo Benfica contra o Nacional da Madeira. Apesar do erro contra o Barcelona que custou um golo na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o treinador Bruno Lage mantém confiança no central e anunciou a sua presença no onze inicial no jogo de sábado.

"Não falei com o António, ele já sabe que é um dos onze que vai jogar amanhã", anunciou, em conferência de imprensa.

Em sentido contrário, Di María ainda não está recuperado e não vai ser opção, enquanto que Tomás Araújo e Florentino Luís estão em dúvida. O técnico assume, no entanto, que poderá fazer alguma gestão na equipa perante o cansaço acumulado e o Ramadão vivido por alguns jogadores.

Bruno Lage negou ainda uma notícia que dava conta de um jantar entre o treinador e Frederico Varandas, em 2023, sobre a possibilidade do técnico assumir o Sporting após a saída de Ruben Amorim: "Não sei com que interesse sai neste momento essa notícia, mas é mentira".

O Benfica-Nacional da Madeira arranca às 18h00 deste sábado, no Estádio da Luz, com relato na Renascença e acompanhamento, ao minuto, em rr.pt.

Pensa poupar a equipa para o Barcelona? "Preparar da melhor forma é olhar para o Nacional e verificar que estão um pouco diferentes, dobraram o número de pontos que tinham na altura. Têm dinâmicas diferentes, enalteço o trabalho do seu treinador. Foco total está nesse jogo, olhar para a equipa e escolher qual o melhor 11 inicial em função do número de hoje que tivemos para recuperar. Posso adiantar já que o António Silva será um dos melhores para amanhã".

Pondera gerir o plantel? "O momento crucial do Benfica são todos. Desde setembro que jogamos de três em três dias, todos as provas são importantes. Dependemos de nós no campeonato, o jogo de amanhã é muito importante. O melhor onze... não gosto de falar de gestão, mas é olhar para quem está disponível. Há fatores que temos de olhar, há jogadores a fazer Ramadão, temos um onze inteiro a recuperar, temos de entender como recuperam, os mais novos, os mais velhos, há questões musculares, outras traumáticas. Temos de ponderar para escolher o melhor onze inicial".

Como está António Silva? "Precisa de estar tranquilo e continuar a jogar. Há um sítio em que ninguém falha, que é no sofá. Há um exemplo giro e claro disso: no fim de cada jogo, falo com o meu pai que foi treinador e foi avançado. Ele em cada jogo faz sempre três golos. Marca uns 90 golos por época. É o único sítio em que se está tranquilo. Todos falhamos, penaliza-se mais quem está na baliza e na linha defensiva, porque são mais visíveis. Damos tranquilidade, não falei com o António, ele já sabe que ele é um dos onze que vai jogar amanhã".

Porquê anunciar a titularidade de António Silva? "Já o fiz várias vezes. Já tinha dito que o Samuel ia ser titular, com o António... é valorizar os nossos jogadores. Olhamos sempre para o pequeno detalhe do erro e não para o que vamos fazendo de bom. Como treinadores, temos de olhar para as duas coisas. Tenho um plantel, jovens, jogadores, todos têm de crescer e responder a cada momento. Um exemplo: o António é um jovem que já provou o seu valor e continua a provar. Do outro lado, estava também um jovem que cometeu uma falta e foi expulso no Barcelona. Valorizamos muito o que temos".

Tomás Araújo saiu com queixas do Barcelona. Di María e Florentino estão aptos? "Di Maria ainda não está disponível, Tomás e Florentino estão em dúvida".

O que acha da pirotecnica dos adeptos no jogo com o Barcelona? "O que importa para os adeptos é o dia de amanhã e que dentro do estádio sejam uma voz a apoiar a equipa".

Regresso de Di María é fundamental para virar a eliminatória? "Ainda não sabemos se vai estar disponível nesse jogo"

Teme que os jogadores podem estar com o foco no Barcelona e esqueçam o Nacional? "É uma pergunta interessante, mas o registo da equipa em ações ofensivas não foi só com o Barcelona, tem tido nos últimos jogos todos. Já tivemos o mesmo sentimento no jogo com o Mónaco, que podíamos ter feito mais golos. Em casa, fizemos o resultado necessário. A ambição é seguir em frente, mas na altura do Mónaco também defrontamos o Santa Clara e Boavista e a equipa não perdeu o foco. O mais importante amanhã é o jogo com o Nacional".

Jantou com Frederico Varandas? "É mentira. Não sei quem lançou a notícia, mas é mentira. Não sei de que forma, consciente, inconscientemente, ou com que interesse sai neste momento, mas é 100% mentira. Nunca jantei com o presidente do Sporting. Tenho enorme orgulho por ser treinador do Benfica e até fim da época quero mudar o número de campeonatos e taças conquistadas".

Kokçu e Akturkoglu podem perder rendimento pelo Ramadão? O que é feito para minimizar? "Não estamos preocupados com o rendimento deles, estivemos atentos a ver o registo deles durante o Ramadão e têm boa performance. A única alteração foi uma ligeira adaptação na hora de chegada para que não estejam tanto tempo no início da manhã, chegam mais perto do treino".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • No sofá
    07 mar, 2025 não há profissionais da bola 20:21
    Sabe mister, não se falha no sofá, é certo... Mas quem está no sofá, não é um profissional pago a peso de ouro para não falhar. E que falha tanto que já é conhecido como António "casas" Silva.
  • Claro
    07 mar, 2025 Estádio 14:15
    Claro, não tem outro ...

Destaques V+