Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Seleção Feminina

Liga A, "play-off", Europeu, Liga das Nações? Saiba o que está em jogo para a seleção feminina

17 jul, 2024 - 11:32 • Inês Braga Sampaio

A ligação intrínseca entre o apuramento para o Euro 2025 e a subida e descida de divisão na Liga das Nações gera confusão. Afinal, o que disputa Portugal? A Renascença esclarece.

A+ / A-

A ligação entre a fase de apuramento para o Euro 2025 e a Liga das Nações feminina está a gerar muita confusão. Afinal, Portugal acabou de disputar que prova? Há divisões em ambas as competições? E a seleção feminina está na Liga B de qual delas? A Renascença explica.

Na terça-feira, Portugal encerrou, frente a Malta, a participação na fase de grupos da Liga B da qualificação para o Europeu, a primeira de três rondas. A próxima será um "play-off" frente a um dos piores classificados da Liga B, entre os apurados para esta fase - ou seja, Turquia, Croácia, Hungria, Bósnia e Herzegovina, Eslováquia ou Azerbaijão.

O sorteio para as duas rondas do "play-off" realizar-se-á no sábado, dia 19 de julho. Os jogos da primeira estão marcados para 23 a 29 de outubro.

Caso vença este duelo, disputado a dois jogos - a primeira mão fora e a segunda em casa -, a seleção nacional avançará para a segunda ronda do "play-off", ou seja, a terceira e última fase de apuramento para o Euro 2025. Aí, defrontará o vencedor de um dos confrontos entre as piores equipas da Liga A e as melhores da C (sorteio realizado em julho). Encontros agendados para 22 de novembro a 3 de dezembro.

Esta ronda disputar-se-á, igualmente, a duas mãos, embora desta vez Portugal tenha de jogar primeiro em casa e depois fora. Se vencer, a equipa das quinas terá garantida a terceira presença consecutiva na fase final do Campeonato da Europa feminino, depois de 2017 e 2022.

Caso fechado, certo? Não. Isto porque o facto de ter ficado no primeiro lugar do seu grupo da Liga B de apuramento para o Euro 2025 garantiu a Portugal a subida - e regresso - à Liga A da Liga das Nações.

Em dezembro de 2023, a seleção nacional foi despromovida da Liga A à segunda divisão da Liga das Nações, na primeira edição da prova. Pensar-se-ia que, na segunda edição, em 2025/26, começaria na Liga B, contudo, esta competição e o apuramento para o Euro 2025 funcionam em sincronia, pelo que o facto de Portugal ter vencido o seu grupo da Liga B da qualificação lhe garante o retorno à Liga A da Nations.

Por exemplo, as equipas que se mantiveram na primeira divisão da Liga das Nações entraram na Liga A da fase de grupos do apuramento para o Europeu. Os dois primeiros classificados de cada grupo (Itália, Países Baixos, Espanha, Dinamarca, França, Inglaterra, Alemanha e Islândia) garantiram bilhete direto para a fase final. Os terceiros e quartos vão ao "play-off" (em que terão pela frente os melhores da Liga C), mas os últimos, em concreto, descem à divisão B da Liga das Nações.

Isto reforça a importância de um bom resultado na Liga das Nações, uma vez que facilita o acesso à grande competição seguinte. Nesta primeira edição da prova, foi o apuramento para o Euro 2025. Na segunda, será a qualificação para o Mundial 2027, que decorrerá no Brasil.

Facilita porque uma seleção inserida na Liga A terá um caminho, teoricamente, mais acessível, mesmo que não se apure diretamente para a fase final, pois jogará sempre com equipas de divisões inferiores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+