21 fev, 2025 - 23:06 • João Pedro Quesado
Ivan Domingues foi o terceiro piloto com menos voltas realizadas nos testes oficiais de pré-temporada da Fórmula 3 em Barcelona, que terminaram esta sexta-feira. Depois de um primeiro dia com um problema no DRS, na asa traseira, e de "desafios com o carro" no segundo dia, o terceiro dia de testes apresentou ao jovem português, como ao outros pilotos, o desafio da chuva, a somar-se à necessidade de aprender o máximo sobre o novo carro da F3.
No total dos três dias, o piloto de Leiria completou 171 voltas ao Circuito da Catalunha — e o dia mais produtivo foi precisamente esta sexta-feira, com 68 voltas. Ao todo, Ivan Domingues acumulou 796 quilómetros de rodagem (a par de Nicola Lacorte, da DAMS), que comparam mal com o que foi conseguido pelos colegas de equipa: 847,5 quilómetros (182 voltas) no caso de Santiago Ramos e 931,4 quilómetros (200 voltas) para Théophile Nael, os outros dois pilotos da Van Amersfoort Racing (VAR).
No topo da produtividade com o novo carro da F3 ficou Nikola Tsolov, piloto da academia júnior da Red Bull que está na equipa Campos (e compete na F3 desde 2023), acumulando 1.215 quilómetros (261 voltas). O maior número de voltas num único dia foi conseguido por Noah Stromsted, dinamarquês da equipa Trident, com 110 voltas logo no primeiro dia (e 1.099 quilómetros feitos nos três dias).
Afetado pela chuva, o último dia dos únicos testes oficiais pré-temporada da F3 foi interrompido nove vezes. A primeira interrupção, que aconteceu logo aos 15 minutos (de acordo com a informação do campeonato), foi provocada por Ivan Domingues, que fez um pião na curva 5 e ficou atolado na gravilha, obrigando ao uso da bandeira vermelha para permitir a retirada do carro.
A manhã foi afetada por quatro outras paragens: uma devido a um erro de Bruno del Pino (MP Motorsport) também na curva 5 e devido a uma paragem em pista de Charlie Wurz (Trident); outra devido a um problema de Louis Sharp (Rodin Motorsport) na curva 4; outra devido a um acidente de Matías Zagazeta (DAMS) na curva 9. Tudo isto antes de se cumprir metade da sessão da manhã.
A última bandeira vermelha da manhã chuvosa foi provocada de novo pelo português de Leiria, que parou na curva 10, obrigando de novo à intervenção dos comissários de pista para retirar o carro da gravilha.
Fórmula 3
Com 18 anos, o piloto de Leiria tem o objetivo de (...)
De tarde, a primeira bandeira vermelha foi provocada por uma avaria mecânica no carro de Théophile Nael (VAR), que parou na reta da meta. Depois, Christian Ho (DAMS) e Louis Sharp (Rodin Motorsport) saíram de pista na mesma curva e volta, de forma autónoma um do outro. Mais tarde, Nicola Lacorte (DAMS) saiu de pista na curva 5 e, finalmente, Noel León (Prema) visitou a gravilha no mesmo local, provando que a curva 5, feita em descida, se mostrou um desafio formidável para os pilotos da F3.
A Fórmula 3 realizou os testes oficiais pré-temporada em Barcelona, pista historicamente utilizada pelas equipas de Fórmula 1, F2, F3 e outros campeonatos pelas exigências representativas de um grande número de circuitos nos calendários dos campeonatos. Os testes são a única vez que os pilotos podem testar em carne e osso os novos carros deste ano antes do início do campeonato.
O campeonato de Fórmula 3 começa no fim de semana de 14 a 16 de março, em Melbourne, na Austrália, a par do Mundial de F1. O fim de semana de F3 conta com duas corridas: uma corrida sprint, no sábado, e uma corrida ligeiramente mais longa, a principal, no domingo.