20 fev, 2025 - 23:58 • João Pedro Quesado
Ivan Domingues foi o quarto piloto que menos voltas fez no segundo dia de testes oficiais pré-temporada da Fórmula 3 em Barcelona. O piloto português passou longos períodos na garagem esta quinta-feira, depois de ter tido um problema que afetou os tempos por volta no primeiro dia "muito positivo".
O jovem de Leiria completou 55 voltas ao Circuito da Catalunha, acumulando cerca de 256 km entre as duas sessões do dia, de três horas cada uma. Nikola Tsolov, piloto búlgaro apoiado pela Red Bull que vai para a terceira temporada na F3, não só foi o que mais voltas fez durante o dia (94, o equivalente a quase 438 km), como foi o mais rápido tanto de manhã, como de tarde. Em média, cada um dos 30 pilotos da F3 completou cerca de 66 voltas nesta quinta-feira.
Nas redes sociais, o piloto revelou que houve "alguns desafios com o carro, mas foi um dia de muita aprendizagem e crescimento", e que é preciso "continuar a trabalhar, seguir em frente e continuar a evoluir".
Ivan Domingues foi um dos pilotos a participar numa 'luta' pelos melhores tempos no início da manhã, já depois de uma breve bandeira vermelha na primeira meia hora da sessão, e chegou a ser oitavo, segundo o site "Formula Scout". Depois, focou-se em acumular quilómetros, descendo para 18.º na tabela da manhã à medida que outros melhoravam os seus tempos.
Já durante a tarde, o português de 18 anos apenas saiu à pista depois de 75 minutos, e acabou por completar menos 11 voltas do que na manhã. Tal como praticamente todos os pilotos, fez um tempo mais lento do que de manhã, e terminou a sessão em 27.º lugar na tabela de tempos.
Fórmula 3
Com 18 anos, o piloto de Leiria tem o objetivo de (...)
Os outros dois pilotos da Van Amersfoort Racing (VAR) não ficaram longe - Theophile Nael foi 24.º, enquanto Santiago Ramos foi 30.º, mas ambos fizeram mais voltas ao longo do dia que Ivan Domingues.
A Fórmula 3 está a realizar os testes oficiais pré-temporada em Barcelona, pista historicamente utilizada pelas equipas de Fórmula 1, F2, F3 e outros campeonatos pelas exigências representativas de um grande número de circuitos nos calendários dos campeonatos. Os testes, a única vez que os pilotos podem testar em carne e osso os novos carros deste ano, terminam esta sexta-feira.
O campeonato de Fórmula 3 começa no fim de semana de 14 a 16 de março, em Melbourne, na Austrália, ao mesmo tempo que o Mundial de F1.