Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Carro com que Senna venceu pela primeira vez na F1 regressa ao Estoril 40 anos depois

28 mar, 2025 - 15:31 • Inês Braga Sampaio

O monolugar Lotus Type 97T voltará a voar sobre o asfalto do circuito português, com Bruno Senna, primo do malogrado Ayrton, ao volante, no dia 21 de abril.

A+ / A-

O carro com que Ayrton Senna conquistou o seu primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 vai regressar ao Estoril para celebrar os 40 anos da vitória.

Foi no dia 21 de abril de 1985 que o malogrado piloto brasileiro conduziu sob chuva torrencial para arrecadar a sua primeira vitória no Mundial de F1, no Autódromo do Estoril. Quarenta anos depois, esse mesmo Lotus Type 97T voltará a voar sobre o asfalto do circuito, com Bruno Senna, primo de Ayrton, ao volante.

Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui

A Lotus fabricou quatro chassis Type 97T para a temporada 1985. O segundo, com que Senna triunfou no Estoril, encontra-se preservado na coleção da Classic Team Lotus. O brasileiro conduziu-o no Rio de Janeiro, em Portugal, em Imola, no Mónaco, em Montreal e em Detroit.

Chris Dinnage, team manager da Classic Team Lotus e antigo mecânico principal de Senna, estará no Estoril, juntamente com o carro, como em 1985.

Ayrton Senna terminou a temporada de 1985 no quarto lugar do Mundial de pilotos. Sagrar-se-ia campeão do mundo pela primeira vez somente três anos depois, em 1988, e repetiria o feito em 1990 e 1991.

O antigo piloto brasileiro morreu no dia 1 de maio de 1994, quando corria no GP de San Marino, em Itália.

Bruno Senna, filho da irmã de Ayrton, também se tornou piloto, tendo competido na Fórmula 1 entre 2010 e 2012, por três equipas: HRT, Lotus Renault e Williams. Também competiu noutras categorias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+