13 abr, 2025 - 22:00 • Redação com Lusa
O piloto espanhol Marc Márquez (Ducati) regressou às vitórias no Mundial de MotoGP, ao vencer o Grande Prémio do Qatar, quarta ronda da temporada, que ainda não contou com o português Miguel Oliveira (Yamaha), devido a lesão.
O piloto espanhol, que largou da 'pole position' e venceu a corrida sprint no sábado, cortou a meta com 1,800 segundos de vantagem sobre o compatriota Maverick Viñales (KTM), com o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) em terceiro, a 4,535.
A classificação ainda não é oficial, pois os comissários investigam a pressão dos pneus da mota de Maverick Viñales, que ainda pode ser penalizado.
A corrida foi a mais animada da temporada, com o italo-brasileiro Franco Morbidelli (Ducati) a disparar do terceiro lugar da grelha para a liderança após as primeiras curvas.
Marc Márquez tocou na Ducati do irmão Alex e perdeu uma das asas traseiras da sua mota. Nada que atrapalhasse o seis vezes campeão mundial, que voltou a fazer uma corrida de contenção antes de disparar nas voltas finais.
"Na primeira parte da corrida estive sossegado, era preciso poupar a frente. Depois, comecei a puxar. Fiquei surpreendido por ver o Maverick na frente, pois o Pedro Acosta costuma ser o mais rápido das KTM. Mas, deixei uma margem de duas ou três décimas para o final e consegui a vitória", explicou o piloto catalão.
Este foi o 114.º pódio da carreira de Marc Márquez, que igualou o compatriota Jorge Lorenzo no segundo lugar dos pilotos com mais pódios na história, apenas atrás do italiano Valentino Rossi, que tem 235.
O piloto espanhol só tinha vencido uma vez no Qatar, em 2014. Com este triunfo, tornou-se o piloto espanhol com maior número de vitórias na categoria rainha, com 65 triunfos.
Este foi o 70.º pódio consecutivo da Ducati, igualando um feito conseguido pela Honda entre 1993 e 1999.
Nota ainda para o regresso do espanhol Jorge Martin (Aprilia) à competição. Mas, o campeão mundial caiu quando era 17.º e sofreu uma contusão e um traumatismo nas costelas.
Martin foi transportado ao hospital com um penu
Com os resultados desta corrida, Marc Márquez aumentou a liderança no Mundial. Tem, agora, 123 pontos, mais 18 do que o irmão Alex, que é segundo e hoje não foi além da sétima posição.
O Mundial regressa dentro de duas semanas, com o GP de Espanha, em Jerez de la Frontera.