Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Euro2024

Euro2024: tudo o que tem de saber sobre a Geórgia (Grupo F)

14 jun, 2024 - 08:00 • Francisco Sousa

Consulte o guia do Euro 2024 de Bola Branca. O torneio vai jogar-se entre 14 de junho e 14 de julho.

A+ / A-

Willy Sagnol chegou ao banco georgiano há três anos e atingiu o objetivo a que se propôs de levar a antiga república soviética à fase final de uma grande competição.

Aproveitando a geração mais talentosa dos últimos anos naquele país, tem demonstrado capacidade para aprender com os erros, o que de resto levou a uma evolução positiva nos meses mais recentes, com a passagem para o 3-5-2 (5-3-2 no momento defensivo).

Depois de ter apostado brevemente no 4-4-2, estabeleceu-se numa fórmula que garante maior coesão defensiva, mas que ao mesmo tempo não despreza a capacidade criativa de alguns dos jogadores mais determinantes (Kiteishvili e Kvaratskhelia à cabeça), conseguindo ativar saídas rápidas para o ataque sem grande dificuldade.

A figura é Khvicha Kvaratskhelia. A época passada espetacular ficou na memória coletiva de todos os fãs de futebol, ao ponto de, inebriada pela loucura do iminente regresso aos títulos na Serie A, a comunidade adepta napolitana o ter ousado comparar, imagine-se, a uma entidade divina para aquelas bandas como Diego Armando Maradona. Khvicha não chega a ser herói para merecer nome de estádio (talvez na Geórgia…), mas tem tudo para ser o jogador-chave da primeira fase final de sempre dos georgianos. É explosivo, tecnicista, com sentido de baliza e um notável jogo combinativo.

Na baliza, mora o gigante Mamardashvili, figura do Valencia na La Liga, sendo um daqueles guarda-redes que tanto mora feliz numa equipa pequena (sofrendo muitos remates, fazendo muitas defesas), como revela potencial para patamares mais altos.

Tudo aponta para que os três centrais sejam os veteranos Kashia e Kverkvelia, juntamente com Dvali. Não sendo jogadores com muito jogo de cintura, o posicionamento correto e capacidade para se imporem na defesa da área e nos duelos será essencial para aumentar a competitividade georgiana.

Nas alas, Kakabadze à direita e Shengelia à esquerda garantem consistência para fazer todo o flanco e até algum atrevimento para exercer a pressão mais subida, a espaços. No meio-campo, o melhor jogador da liga austríaca 2023/24, Otar Kiteishvili, promete manter o mesmo rigor e precisão a fazer a equipa progredir em campo, devidamente acompanhado por interiores de consistência e critério na construção como Kochorashvili e Chakvetadze.

Para o ataque, e apesar das boas exibições de Zivzivadze, Mikautadze deve ser a escolha junto de ‘Kvaradona’. O atacante do Metz fez 14 golos apenas na segunda volta, é um avançado completo e com inúmeros recursos para finalizar. O complemento perfeito para a ruptura, magia e imprevisibilidade do grande craque da companhia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+