17 nov, 2019 - 21:00 • Redação
O Flamengo voltou a vencer o Grémio, desta vez por 1-0, em jogo da jornada 34 do campeonato brasileiro de futebol.
Num jogo em que Jorge Jesus só chamou três titulares (Diego Alves, Arrascaeta e Gabigol) e fez descansar oito dos principais, o golo do triunfo foi apontado pelo inevitável Gabriel Barbosa.
O mesmo Gabigol acabou expulso aos 74 minutos, o que obrigou o Flamengo a defender a vantagem.
À mesma hora, o Palmeiras - segundo classificado no Brasileirão - empatou a um golo em casa do Bahia.
Face a estes dois resultados, o Flamengo tem agora 13 pontos de vantagem sobre o Palmeiras e pode ser campeão do Brasil já no próximo domingo, desde que o "Verdão" não ganhe ao Grémio.
Curiosamente, no sábado, Jesus e o seu Flamengo tentam conquistar a Taça Libertadores. A final é no Peru contra o Boca Juniors.
Caso consiga o título brasileiro e a Taça Libertadores, o Flamengo consegue um feito único na sua história, já que só foi campeão brasileiro em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009 e vencedor da principal prova sul-americana em 1981, há 38 anos.
O título de 1987, eterno debate
O título do campeão de 1987 é tema de debate, no Brasil. Tudo começou em 1986, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que não tinha condições financeiras para organizar o Brasileirão do ano seguinte, que estava previsto mudar de formato, com redução do número de equipas.
Perante isto, os clubes com maior massa adepta do Brasil (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Bahia) criaram o Clube dos 13 e decidiram organizar um campeonato entre si.
A CBF juntou-se ao eles e anunciou que organizaria um campeonato com 40 clubes, dividindo a competição entre Módulo Verde (Copa União, primeira divisão, com os 13 mais Goiás, Coritiba e Santa Cruz) e Módulo Amarelo (uma espécie de segunda divisão). Depois, haveria uma espécie de "final four", com cruzamento dos campeões e "vices" de ambos.
Porém, o Clube dos 13 sublinhou que não disputaria o cruzamento. O Flamengo venceu o Módulo Verde, com o Internacional de Porto Alegre em segundo, e as duas equipas recusaram-se a participar na "final four", coroando o Flamengo como campeão brasileiro. Entretanto, o Sport venceu o torneio de cruzamento.
Após grande disputa, a CBF decidiu dividir o título de campeão brasileiro de 1987 entre Flamengo e Sport. A FIFA alinha com esta escolha, tal como a imprensa brasileira. Contudo, em 2015, o Supremo Tribunal de Justiça recusou esse cenário e definiu que o título pertencia ao Sport.
[notícia atualizada às 11h02]