07 jun, 2023 - 22:01 • Redação
O West Ham venceu a segunda edição da Liga Conferência ao bater, na final, os italianos da Fiorentina, por 2-1.
Num jogo equilibrado, até foi a Fiorentina que abriu o marcador, nos descontos da primeira parte, com um golo de cabeça de Luka Jovic, que viria a ser anulado por fora de jogo do sérvio.
De grande penalidade, Benrahma marcou para o West Ham, na segunda parte, aos 62 minutos, mas a vantagem do londrinos durou pouco tempo, com um grande golo de Bonaventura aos 67 minutos, após um remate à entrada da área.
O golo do triunfo surgiu já bem perto do final. Aos 90 minutos, Lucas Paquetá lançou a velocidade de Jarrod Bowen, que rematou para golo.
O jogo ficou ainda marcado por alguma violência dos adeptos, antes e durante o jogo. Na primeira parte, Cristiano Biraghi, da Fiorentina, foi assistido pela equipa médica após ter ficado a sangrar da cabeça ao ser atingido por copos atirados por adeptos do West Ham.
O West Ham, que ficou no 14.º lugar da Premier League, vence o troféu e confirma o apuramento para a próxima edição da Liga Europa.
É o terceiro título europeu da história do clube, depois da Taça das Taças, em 1965, e da Taça Intertoto, em 1999.
Já a Fiorentina morreu na praia em todas as provas. Ficou no 8.º lugar da Serie A, o primeiro posto sem apuramento europeu, perdeu a final da Taça de Itália para o Inter de Milão e agora perdeu também a final da Liga Conferência.