Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Renato Veiga no Chelsea? "Tem perfil parecido com o do Palhinha", diz Filipe Pedro

09 jul, 2024 - 18:17 • João Filipe Cruz

Em conversa com Bola Branca, o adjunto da seleção angolana - que orientou o médio na formação do Sporting - explica por que razão faltou espaço em Alvalade.

A+ / A-

De dispensado do Sporting a surpresa do mercado: Renato Veiga estará muito próximo de ser o próximo reforço do Chelsea. O médio assumiu-se na equipa do Basileia, despertou a atenção de um gigante, mas quem o orientou na formação leonina não esconde que não contava com este voo tão cedo.

Filipe Pedro, adjunto da seleção de Angola, treinou Renato Veiga nos sub-23 do Sporting e viu qualidade no jovem desde cedo, no entanto, assume que não se perspetivava uma subida a pique tão cedo, ainda para mais vindo de um contexto de dispensado.

"Desde o início pareceu-me um jogador bastante interessante. Pela estampa física, canhoto, com boa qualidade na construção e na definição e muito agressivo nos duelos. Um jogador muito completo e versátil. Mas não tinha certeza sobre quais podiam ser, no futuro, as valências dele e sem dizer que de certeza que ia chegar a patamares elevadíssimos", explica a Bola Branca o adjunto de Pedro Gonçalves nos Palancas Negras.

Por que saiu Renato Veiga do Sporting?


Por mais estranho que possa parecer, a viagem de dispensado de Alvalade a potencial reforço do Chelsea tem uma explicação bastante simples. Filipe Pedro não aponta erros ao Sporting, mas sim o facto de o meio-campo estar bem apetrechado em 2021/22, com João Palhinha, Manuel Ugarte e Matheus Nunes.

"Temos de entender que ele não conseguia - com todo o respeito pelo Renato, que é um grande jogador e pode ser ainda melhor no futuro - oferecer a mesma competência e regularidade que aqueles três jogadores. Temos de perceber o contexto de cada clube. Naquela altura, não era uma necessidade do Sporting", admite.

E Renato Veiga precisava de regularidade. Depois de um empréstimo falhado aos alemães do Augsburgo, que acabaram por devolvê-lo ao Sporting, o médio acabou por seguir viagem para a Suíça. Na época passada e já no Basileia, encontrou espaço e foi aposta regular.

A regularidade "fez a diferença" para Filipe Pedro, porque preparou melhor o jogador para o futebol sénior. Apesar de ter alinhado pela equipa B do Sporting, o facto de competir "entre jovens contra seniores na Liga 3", por si só, não prepara os jovens para uma subida à equipa principal.

Filipe Pedro encontra semelhanças entre Renato Veiga e João Palhinha na "agressividade" e na capacidade de "pressionar em todo o lado". Ainda assim - e sem deixar de reconhecer que Palhinha também é "muito forte" ofensivamente" -, prevê que o próximo jogador do Chelsea consiga ser "um pouco mais completo" no futuro.

E agora, chegado a Stamford Bridge, o antigo treinador de Renato Veiga acredita que, a conquistar espaço nos "blues", o médio consiga, "quem sabe", abrir as portas da seleção nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+