17 jan, 2025 - 12:55 • Hugo Tavares da Silva
Romário tem uma coisa que Neymar não tem. A vassalagem silenciosa e global por ter sido campeão do mundo. Apesar disso, dessa injustiça cósmica, ambos jogaram em muitíssimos relvados e raramente testemunharam gestos e ideias de futebolistas melhores do que eles.
Em comum, para além do dom para tornarem submissa e viciada neles a mais bela ferramenta desta modalidade, têm também a fama (e o proveito) de gostarem de dar um pezinho de dança.
Quando se sentam a bater bola sobre futebol, é inevitável, salta-lhes das gargantas pérolas várias. Uma delas até meteu Jorge Jesus.
Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui
Aconteceu tudo no primeiro episódio do novo canal de Romário no YouTube, “De cara com o cara”, que teve o antigo jogador de Santos, Barcelona e PSG como convidado.
Romário, um goleador magnífico e avassalador, perguntou ao ainda jogador do Al Hilal sobre o treinador Jorge Jesus, que rotulou como “polémico”. Neymar, que acaba contrato com o clube árabe no verão, desatou a rir.
“O velho é embaçado”, começou por dizer, entre uma gargalhada, o craque brasileiro do século 21. Podia ser uma canção de Ismael Silva, mas não é.
“É difícil falar do Jorge”, admite Neymar, sobre o treinador que disse recentemente que não conta com ele, pois o atleta não tem acompanhado o andamento e nível da equipa.
“Trabalho com ele há um ano, mas não foi a full, todos os dias. Como machuquei o joelho, vinha ao Brasil e voltava. É um cara muito sincero. Se você está mal, ele fala. Se você está bem, ele fala”, elogia.
E acrescentou: “Como treinador é muito bom, trabalha a equipa muito bem. Chega a ser chato, é por isso que é vencedor. Gosto dele porque me trata super bem”.
Depois, a pérola das pérolas. “Queria ensinar-me [a bater] penálti, numa época lá”, disse com um desdém admirável, esnobando com uma mui 'garrinchada' autoridade o treinador.
Romário deu troco: “É f$%&, né?”, perguntou como quem insulta, rindo com um riso gasto e baixinho e como se tivesse uma poeira a dançar na garganta. Tiremos um segundo para imaginar o que Romário teve de ouvir de pessoas que exerciam o ofício de treinadores e que lhe disseram como jogar à bola. Que delícia, o atrevimento.
“Quer ensinar o padre a rezar a missa…”, respondeu Neymar, gargalhando, enquanto se ajeitava no sofá beje e com aspeto de ser muito confortável.
Neymar tem 32 anos e, segundo o Zerozero, fez sete jogos nas últimas duas temporadas na Arábia Saudita, um Estado com quem assinou um contrato milionário. O contrato do futebolista, talvez o mais virtuoso deste século e a inspiração de gente como Lamine Yamal, acaba no verão e ele supostamente anda a ser sondado por vários clubes.
Um deles será o Santos de Pedro Caixinha, o que seria um romântico regresso à casa de partida. Também o Chicago Fire e o Inter Miami terão levantado as sobrancelhas para saber mais sobre o desfecho desta história.
O que se sabe, sim, é que Neymar Jr. quer atuar no próximo Campeonato do Mundo, em 2026. Já jogou em três, mas continua a escapar-lhe a alegria que Romário sentiu em 1994. Agora, falta convencer Dorival Júnior para uma futura convocatória. Neymar não joga pela seleção desde outubro de 2023.