Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Futebol Internacional

"Quer ensinar o padre a rezar a missa": Neymar e o dia em que Jesus lhe quis explicar como se batiam penáltis

17 jan, 2025 - 12:55 • Hugo Tavares da Silva

No episódio de estreia do novo canal de Romário, no YouTube, o convidado foi Neymar Jr., que elogiou Jorge Jesus, o seu treinador no Al Hilal.

A+ / A-

Romário tem uma coisa que Neymar não tem. A vassalagem silenciosa e global por ter sido campeão do mundo. Apesar disso, dessa injustiça cósmica, ambos jogaram em muitíssimos relvados e raramente testemunharam gestos e ideias de futebolistas melhores do que eles.

Em comum, para além do dom para tornarem submissa e viciada neles a mais bela ferramenta desta modalidade, têm também a fama (e o proveito) de gostarem de dar um pezinho de dança.

Quando se sentam a bater bola sobre futebol, é inevitável, salta-lhes das gargantas pérolas várias. Uma delas até meteu Jorge Jesus.

Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui

Aconteceu tudo no primeiro episódio do novo canal de Romário no YouTube, “De cara com o cara”, que teve o antigo jogador de Santos, Barcelona e PSG como convidado.

Romário, um goleador magnífico e avassalador, perguntou ao ainda jogador do Al Hilal sobre o treinador Jorge Jesus, que rotulou como “polémico”. Neymar, que acaba contrato com o clube árabe no verão, desatou a rir.

“O velho é embaçado”, começou por dizer, entre uma gargalhada, o craque brasileiro do século 21. Podia ser uma canção de Ismael Silva, mas não é.

“É difícil falar do Jorge”, admite Neymar, sobre o treinador que disse recentemente que não conta com ele, pois o atleta não tem acompanhado o andamento e nível da equipa.

“Trabalho com ele há um ano, mas não foi a full, todos os dias. Como machuquei o joelho, vinha ao Brasil e voltava. É um cara muito sincero. Se você está mal, ele fala. Se você está bem, ele fala”, elogia.

E acrescentou: “Como treinador é muito bom, trabalha a equipa muito bem. Chega a ser chato, é por isso que é vencedor. Gosto dele porque me trata super bem”.

Depois, a pérola das pérolas. “Queria ensinar-me [a bater] penálti, numa época lá”, disse com um desdém admirável, esnobando com uma mui 'garrinchada' autoridade o treinador.

Romário deu troco: “É f$%&, né?”, perguntou como quem insulta, rindo com um riso gasto e baixinho e como se tivesse uma poeira a dançar na garganta. Tiremos um segundo para imaginar o que Romário teve de ouvir de pessoas que exerciam o ofício de treinadores e que lhe disseram como jogar à bola. Que delícia, o atrevimento.

“Quer ensinar o padre a rezar a missa…”, respondeu Neymar, gargalhando, enquanto se ajeitava no sofá beje e com aspeto de ser muito confortável.

Neymar tem 32 anos e, segundo o Zerozero, fez sete jogos nas últimas duas temporadas na Arábia Saudita, um Estado com quem assinou um contrato milionário. O contrato do futebolista, talvez o mais virtuoso deste século e a inspiração de gente como Lamine Yamal, acaba no verão e ele supostamente anda a ser sondado por vários clubes.

Um deles será o Santos de Pedro Caixinha, o que seria um romântico regresso à casa de partida. Também o Chicago Fire e o Inter Miami terão levantado as sobrancelhas para saber mais sobre o desfecho desta história.

O que se sabe, sim, é que Neymar Jr. quer atuar no próximo Campeonato do Mundo, em 2026. Já jogou em três, mas continua a escapar-lhe a alegria que Romário sentiu em 1994. Agora, falta convencer Dorival Júnior para uma futura convocatória. Neymar não joga pela seleção desde outubro de 2023.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+