Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Futebol Internacional

Um monumental "diablito" chega ao City para ajudar Guardiola

26 fev, 2025 - 11:00 • Redação

Esta é a história de Claudio Echeverri, a pérola do futebol argentino que levou o Manchester City a pagar 25 milhões de euros ao River Plate.

A+ / A-

Nasceu na cidade de Resistencia, uma cidade a 900 quilómetros da capital da Argentina, Buenos Aires, há 19 anos. Chegou ao River Plate, clube do seu coração, com apenas 16.

Agora, com 19, Claudio Echeverri mudou-se definitivamente para o Manchester City, depois de um ano emprestado ao gigante que se agiganta no Monumental.

Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui

Já mui conhecido dos escalões de futebol não profissional, sempre se destacou tanto no clube como na seleção argentina. No Campeonato Sul-Americano Sub-20 deste ano, em que a Argentina terminou como vice-campeã, Echeverri fez-se notar. Na estreia da competição na Venezuela, o médio criativo marcou dois golos na goleada da Argentina por 6-0.

Em outubro de 2023, o jornal inglês “The Guardian” já o destacava como um dos melhores talentos jovens do mundo do futebol, numa seleção de jogadores nascidos em 2006.

Pouco depois, em dezembro, após conquista do Trofeo de Campeones, com o River Plate, Echeverri revelou que não era do seu interesse a renovação de contrato com o River: “Não vou renovar. Vou ficar por um ano ou meio ano e depois logo se vê”.

Com esta afirmação, a mira de vários clubes europeus parou no jogador e surgiram rumores que ligavam a sua possível saída para Barcelona, Chelsea ou Paris Saint-Germain, mas foi o Manchester City quem levou a melhor.

Caracterizado pelos seus dribles e finalizações, o médio, conhecido como “El Diablito”, despertou a atenção e foi comprado pelo Manchester City, em 2023.

Durante o seu período no River Plate, Echeverri disputou 48 jogos, marcou quatro golos e realizou oito assistências. Conseguiu sair vencedor no Campeonato Argentino e na Supertaça Argentina.

Segue-se a dura, duríssima, Premier League. Inicialmente o plano era integrá-lo no plantel principal apenas na próxima época, após uma possível passagem pelo Girona para ganhar experiência. No entanto, em dezembro de 2024, devido ao conjunto de lesões que afetou jogadores importantes como Kevin De Bruyne, Phil Foden e Jack Grealish, Pep Guardiola viu-se “obrigado” a antecipar a chegada do jovem talento.

A Premier League costuma ter boas histórias para contar com jogadores argentinos. Considerado um dos maiores avançados da história da Premier League, Sergio Aguero teve uma carreira de destaque nos cityzens. Marcou o golo, aquele golo, que deu o título de campeão nacional em 2012, encerrando um jejum de 44 anos do clube. “Aguuuuueeeeeeeeeeeero”, lembra-se?

Também Pablo Zabaleta teve sucesso no Etihad, conquistando dois títulos da Premier League, uma Taça da Inglaterra, duas Taças da Liga Inglesa e uma Supertaça da Inglaterra.

O mais recente argentino a integrar a Liga Inglesa, Claudio Echeverri, já chegou a Manchester e a expectativa é que esteja presente no treino da próxima quinta-feira, dia 27.

A equipa inglesa joga para a Taça da Inglaterra no sábado, dia 1 de março, contra o Plymouth (o tal que eliminou o Liverpool e tem um treinador que foi refugiado). Quem sabe teremos um diabo à solta…

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+