21 mar, 2025 - 11:14 • Eduardo Soares da Silva
Os Estados Unidos da América foram eliminados nas meias-final da Liga das Nações da CONCACAF pelo Panamá com um golo ao cair do pano. Já o México carimbou passagem ao jogo decisivo com vitória frente ao Canadá do portista Eustaquio.
O novo selecionador americano, o argentino Mauricio Pochettino, tinha chamado à atenção nos dias anteriores ao jogo quando disse que queria "destruir o Panamá".
"Queremos destruí-los e depois destruir quem vier depois. Queremos não só vencer, mas destruir", disse.
Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui
As relações entre EUA e Panamá não têm sido as melhores nos últimos meses desde que Donald Trump foi eleito e ameaçou uma operação militar para voltar a controlar o Canal do Panamá. Pochettino foi questionado se as suas afirmações teriam alguma conotação política, mas foi rápido a garantir que não: "Quando digo destruir, é num âmbito desportivo."
Não foi isso que acabou por acontecer dentro de campo. Os EUA caem nas meias-finais graças ao golo de Cecílio Waterman aos 94 minutos e os americanos falham a revalidação do título que conquistaram em 2020, 2022 e 2024.
Após marcar, Waterman foi a correr para abraçar Thierry Henry, antigo avançado que estava no estádio a trabalhar como comentador televisivo. O francês acabou por ser abraçado por toda a seleção do Panamá.
No final, Waterman, avançado de 33 anos dos chilenos do Coquimbo Unido e com carreira feita no futebol sul-americano, explicou que Henry é "o seu grande ídolo" e, por isso, "teve de ir dizer olá após marcar."
É a primeira derrota em jogos oficiais dos Estados Unidos sob comando técnico de Pochettino, conhecido treinador argentino que treinou, no passado recente, o Chelsea, PSG, Tottenham e Southampton.
Na outra meia-final, foi o ex-Benfica Raúl Jiménez que acabou por eliminar - e destruir - o Canadá de Stephen Eustáquio.
O avançado do Fulham, um dos destaques da equipa de Marco Silva, marcou logo no primeiro minuto e fez o segundo, na segunda parte, num grande livre direto.
Eustaquio, do FC Porto, foi titular e foi substituído apenas aos 80 minutos pelo selecionador Jesse Marsch.
Apesar de terem sido eliminados da luta pelo troféu, a pausa internacional não acaba já para México e EUA, que se defrontarão no jogo pela medalha de bronze na noite de domingo, às 22h00. A final é disputada horas depois, já de madrugada, à 1h30, entre México e Panamá.