Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

16 anos depois, a Nova Zelândia vai voltar a um Mundial de futebol

24 mar, 2025 - 09:46 • Eduardo Soares da Silva

Pela primeira vez, a Confederação da Oceânia tem uma vaga direta para um Campeonato do Mundo. Sem grandes surpresas e dificuldades, a Nova Zelândia garantiu a vaga.

A+ / A-

A Nova Zelândia é a segunda seleção a conseguir confirmar o apuramento para o Mundial 2026, depois do Japão ter confirmado a primeira vaga.

O apuramento era previsível após a restruturação da qualificação à escala mundial e que atribuiu, pela primeira vez, uma vaga direta à confederação da Oceânia, deixando de ter de disputar um "play-off" contra uma seleção de outro continente.

Depois de ultrapassada a fase de grupos, a Nova Zelândia chegou à final da fase de apuramento e bateu, sem surpresa, a Nova Caledónia por 3-0. Marcaram Michael Boxall (Minnesota United), Kosta Barbarouses (Wellington Phoenix) e Elijah Just (St. Polten), uma seleção que é comandada por Chris Wood, goleador do Nottingham Forest.

Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui

Será a terceira vez na história que a Nova Zelândia estará na fase final de um Mundial, depois de 1982 e 2010.

Nas últimas três edições, a seleção da Oceânia ficou-se pelo "play-off". Em 2014, perdeu com o México, em 2018, caiu perante o Peru. Em 2022, caiu perante o Peru.

O país vive um momento particularmente positivo no futebol, com o Auckland FC a liderar a liga australiana e com possibilidade de se tornar a primeira equipa da história da Nova Zelândia a vencer o campeonato.

São já cinco as seleções apuradas para o Mundial 2026: os organizadores EUA, México e Canadá e as seleções apuradas do Japão e Nova Zelândia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+