31 mar, 2025 - 14:30 • Inês Braga Sampaio
Catarina Campos está na lista de árbitras nomeadas para dirigir jogos no Euro 2025 feminino, que se realizará na Suíça, em julho.
A portuguesa, que no sábado se tornou a primeira mulher da história a dirigir um jogo da I Liga masculina (Casa Pia 2-1 Rio Ave), é uma de 13 eleitas para liderar uma equipa de arbitragem no Europeu.
Catarina Campos far-se-á acompanhar pelas assistentes Andreia Ferreira Sousa e Vanessa Gomes. Há outro português na lista: Tiago Martins, que será VAR.
Além de Catarina Campos, foram destacadas: Iuliana Demetrescu e Alina Peşu (Roménia), Maria Sole Ferrieri Caputi e Silvia Gasperotti (Itália), Désirée Grundbacher (Suíça), Stéphanie Frappart (França), Marta Huerta de Aza (Espanha), Frida Klarlund (Dinamarca), Katalin Kulcsár (Hungria), Ivana Martinčić (Croácia) e Tess Olofsson (Suécia), da Europa; e uma brasileira, Edina Alves, no âmbito de um protocolo de cooperação entre a UEFA e a CONMEBOL.
Cada equipa de arbitragem será composta por uma árbitra principal, dois (ou duas) auxiliares e quarto(a) árbitro(a), mais uma equipa de vídeoarbitragem no quartel-general da UEFA, em Nyon, na Suíça.
Todos os árbitros participantes no Euro 2025 vão completar um curso, pouco antes do torneio.