Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Noruega

O que se dá ao melhor em campo? Guarda-redes do Bryne recebeu ovos por não ter dado um "frango"

01 abr, 2025 - 10:43 • Inês Braga Sampaio

Jan de Boer defendeu um penálti e evitou a goleada frente ao campeão Bodo/Glimt, na jornada inaugural do campeonato da Noruega. No final, recebeu quatro dúzias de ovos.

A+ / A-

A imagem é habitual no campeonato português, na Liga dos Campeões e em tantas outras competições por todo o mundo: um jogador é eleito o melhor em campo e recebe um galardão. Também é prática comum oferecer uma garrafa de champanhe. Jan de Boer recebeu ovos.

O guarda-redes neerlandês, de 24 anos, foi eleito o homem do jogo entre a sua equipa, o Bryne FK, e o campeã Bodo/Glimt, da jornada de abertura da Liga da Noruega. O Bryne perdeu, por 1-0, mas De Boer evitou a goleada com várias defesas importantes - incluindo uma grande penalidade.

No final da partida, em vez de um galardão ou uma garrafa de champanhe, De Boer recebeu quatro dúzias de ovos frescos (ou seja, 48 ovos, no total), cortesia de um dos principais produtores da Noruega.

Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui

Ovos são um prémio apropriado para um guarda-redes que não deu um único "frango". Além disso, são boa fonte de proteína para o pequeno-almoço de um atleta profissional. Champanhe seria menos saudável.

Não é a primeira vez que um jogador de futebol recebe um prémio atípico a acompanhar a eleição como melhor em campo.

Em 2018, Hlompo Kekana, do Mamelodi Sundowns, recebeu cinco gigabytes de dados móveis para casa, num cartão SIM gigante. No mesmo ano, o guarda-redes do River Plate Franco Armani foi, literalmente, coroado melhor em campo, com uma coroa de plástico de uma conhecida cadeia de "fast food" - e logo por uma vitória sobre o grande rival, o Boca Juniors, na final da Supertaça da Argentina.

Nas "Big-5" também acontece: em 2020, Said Benrahma, do Brentford, recebeu uma cópia do videojogo "Crash Bandicoot 4", para a PlayStation, pelo bis frente ao Fulham, na quarta ronda da Taça da Liga inglesa.

As estrelas também sofrem. Na mesma época, Martin Odegaard (agora capitão do Arsenal) recebeu um peixe gigante de um supermercado local juntamente com a eleição como jogador do mês da Real Sociedad.

E na Escócia, há pizza. Em fevereiro de 2018, no Championship escocês, Conor Sammon marcou pelo Partick Thistle ao Dundee e, no final do encontro, recebeu um exemplar da mais popular iguaria italiana.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+