03 abr, 2025 - 15:16 • Redação
O Nottingham Forest está a fazer uma época muito acima das expectativas, com o terceiro lugar da Premier League. Contudo, um olhar para a tabela da posse de bola diz-nos que a equipa do treinador português Nuno Espírito Santo tem a mais baixa percentagem dos 20 clubes da Liga inglesa, de acordo com o portal "Sofascore".
O Forest tem a bola na sua posse, em média, por apenas 39,3% da duração de cada jogo. Porém, e apesar do último lugar na classificação das percentagens de posse de bola, os "tricky trees" conseguiram 17 vitórias, seis empates e sete derrotas, até ao momento, o que os torna, até ao momento, na terceira melhor equipa em Inglaterra.
Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui
A oito jornadas do fim da época, a equipa de Nuno Espírito Santo soma 57 pontos, quatro atrás do segundo classificado, o Arsenal.
A vitória (1-0) contra o Manchester City foi um exemplo que sustentou as estatísticas. A equipa de Pepe Guardiola teve 69% de domínio da bola, sobre os 31% do Forest. Ainda assim, foi o conjunto de Nottingham que triunfou. Mesmo com cerca de metade da posse de bola e um terço dos passes realizados (261 passes contra 609), a vantagem chegou aos 83 minutos, com o golo de Callum Hudson-Odoi.
Esta edição da Premier League mostra que ter a bola não é, necessariamente, sinónimo de sucesso. Por exemplo, os últimos classificados, Leicester e Southampton, em 19.º e 20.º lugar, respetivamente, apresentam uma percentagem de posse de bola superior à do Nottingham Forest: 45,8% para o Leicester e o Southampton com 50,6%.
Nuno Espírito Santo tem já longa experiência na Premier League. O português saiu do FC Porto para rumar à liga inglesa, em 2017, como treinador do Wolverhampton. Esteve quatro épocas no Wolves, passou pelo Tottenham e pela liga saudita, e chegou ao Nottingham Forest em 2023.
Na época passada, salvou o Forest da descida. Terminou o campeonato no 17.º lugar, seis pontos acima da zona de despromoção.
Esta temporada, como treinador do clube desde o início, o português conseguiu, até agora, trazer a equipa até ao terceiro lugar da Premier League e garantir a presença na meia-final da Taça da Inglaterra.