13 abr, 2025 - 23:12 • Carlos Calaveiras
A jogadora do Barcelona Mapi León foi castigada com dois jogos de suspensão por “conduta inadequada” para com a jogadora Daniela Caracas, do Espanhol.
A decisão da Real Federação Espanhola de Futebol foi conhecida este domingo e a defesa central já não atuou na partida deste domingo contra o Atlético Madrid. Vai também falhar a partida contra o Sevilha.
O incidente de jogo ocorreu há cerca de dois meses. Em causa um lance aos 14 minutos da partida, em que, como é possível observar pelas imagens da transmissão televisiva, León parece tocar a zona íntima de Caracas, depois de uma série de empurrões de parte a parte. Também diz algo à colombiana, que as redes sociais interpretam como sendo "tens pénis?", o que gerou acusações de intolerância.
A jogadora do Barça defendeu-se, na altura, das acusações do Espanhol, num comunicado publicado no site oficial do Barcelona."Em nenhum momento violei, nem tive a intenção de violar, a intimidade da minha colega de profissão Daniela Caracas. Nas imagens, vê-se que é um lance do jogo em que ela choca intencionalmente comigo e eu toco-lhe na perna, dizendo-lhe, como reação ao encontrão: 'O que é que se passa contigo?' ["Qué te passa" em espanhol]. Não há qualquer toque na zona íntima e muito menos intenção disso, insisto, é um simples lance do jogo que não merece a difusão nem a importância que está a adquirir", pode ler-se na declaração escrita, em que a central reitera que "em nenhum caso [lhe] passaria pela cabeça tocar as partes íntimas de nenhuma" colega: "Vai contra os meus princípios e nunca o farei".
Já o Espanhol escreveu na altura: "Esperamos que este tipo de situações sejam tratadas com a seriedade que merecem. Além disso, colocámos à disposição da nossa jogadora os serviços jurídicos do clube, caso deseja empreender ações legais. Também (...) queremos expressar a nossa rejeição de qualquer forma de violência, seja física ou verbal, no mundo do futebol."