18 abr, 2025 - 12:16 • Eduardo Soares da Silva
Se há um jogador que representa a subida meteórica do Union Berlim da segunda divisão até à Liga dos Campeões, então é o lateral e capitão Christopher Trimmel, que renovou contrato esta sexta-feira por mais uma temporada.
O defesa-direito austríaco de 38 anos é uma lenda do Union. Com mais de 350 jogos feitos pelo clube, ninguém na história alinhou mais vezes com a camisola do clube que saiu do anonimato das divisões inferiores da Alemanha e escalou até ao topo.
Trimmel veio de outra capital, do Rapid Viena da Áustria, para a capital alemã em 2014 e fez parte do plantel do Union que procurava a subida à Bundesliga.
Só em 2019 é que isso aconteceu e pela primeira vez na história de um clube que estava, tradicionalmente, na sombra do Hertha, o maior clube de Berlim.
Trimmel foi sempre um titular regular e um lateral ofensivo, contribuíndo com muitas assistências para golo. Em 11 épocas, completou 65 passes para golo. Em 2022/23, o clube atingiu o seu auge, com o quatro lugar na Bundesliga e consequente qualificação para a Liga dos Campeões, um ciclo completo para o defesa.
O lateral é um homem com muitas vidas. No seu tempo livre, é também tatuador amador e quando o clube conseguiu a subida à Bundesliga, foi o próprio capitão que se ofereceu para tatuar vários adeptos.Segundo o próprio, há cerca de 50 adeptos do Union com tatuagens feitas pelo capitão da sua equipa preferida.
A idade começa já a pesar e esta época perdeu o estatuto de indispensável no onze inicial. Foi titular em apenas 16 jogos da Bundesliga, mas foi o suficiente para que o clube lhe renovasse o contrato e para que Trimmel prolongue, ainda mais, o seu recorde de jogos pelo clube.
"Visto a camisola há tantos anos e ainda sinto que é especial. Juntos, celebrámos conquistas incríveis e ajudámos o clube a chegar onde está hoje. Para mim, o Union é mais do que um clube há muito tempo, tornou-se uma segunda casa. É por isso que estou muito feliz por continuar", disse, citado pelo clube.
Esta época, a vida não corre tão bem ao Union, que está no 13.º lugar, mas tem lugar praticamente garantido na Bundesliga na próxima época.
Com 34 pontos somados e cinco jornadas por disputar, o clube de Berlim tem 12 pontos de vantagem para o Heidenheim, que está no 16.º posto e lugar de "play-off" de manutenção.