Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Futebol de Formação

IberCup Estoril. "Só formação e treino não chega", considera Rui Vitória

11 jun, 2024 - 19:10

O antigo treinador do Benfica é o embaixador da etapa do torneio que acontece em julho. Selecionador Francisco Neto também deu pontapé de saída.

A+ / A-

Está dado o pontapé de saída. Com recordes de participação anunciados, coube a Rui Vitória dar o primeiro toque rumo à IberCup Estoril 2024. O técnico esteve presente na apresentação da prova de um dos torneios mais prestigiados do mundo no que ao futebol juvenil diz respeito.

O antigo treinador encarnado e selecionador do Egipto não escondeu o orgulho por ser o padrinho da etapa que decorre entre 2 e 7 de julho e que vai reunir mais de oito mil jovens de 43 países e mais de 400 equipas.

"É fundamental que um miúdo consiga experienciar estes torneios. Formação não chega, treinos não chegam", assume Rui Vitória.

Responsável por lançar pérolas como Rúben Dias, João Félix, Renato Sanches ou Nélson Semedo, o treinador não tem dúvidas sobre a probabilidade de virem a nascer estrelas nos 40 campos de futebol espalhados pelas zonas de Cascais, Estoril, Oeiras (Jamor) e Lisboa (Belém).

«De certeza que vamos ouvir falar de muitos craques do futuro que passaram por aqui. Estar aqui é um motivo de grande prazer e satisfação, porque ao longo da minha carreira tenho muitas experiências com jovens jogadores que me marcaram muito», afirma o técnico.

A aposta no futebol feminino mantém-se e, como tal, ninguém melhor para convidado de honra do que o selecionador Francisco Neto, que reconhece que as aspirantes a futebolistas têm como referências "as Kikas Nazareths, as Jéssicas Silvas".

"Há bem pouco tempo, havia poucas competições internas e internacionais. Estas competições são fundamentais. Precisamos de mais torneios como este", apela o selecionador.

Quem também marcou presença foi Filipe Rodrigues, o presidente do IberCup, que não conseguiu esconder a satisfação com os números a que chegou a etapa do verão.

"Há 14 anos era difícil apresentarmos estes números. É fruto de muito trabalho e muita persistência. Vamos ter 1.015 jogos", adianta Filipe Rodrigues.

A etapa de 2024 do IberCup Estoril decorre entre 2 a 7 de julho, com o recorde absoluto em participações e logística. Mais de 10 mil pessoas vão estar alojadas a propósito da competição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+