Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Futebol Nacional

Proença e a itinerância das SAD: "Vem quebrar com a solidariedade e o associativismo que tem de imperar"

26 set, 2024 - 16:00 • Rui Viegas , Hugo Tavares da Silva

Questionado por Bola Branca, a reboque de a BSAD se mudar para Portalegre, o presidente da Liga defende: "Um clube que é de Lisboa é de Lisboa, não pode ser de Lisboa e outra coisa qualquer. Tenho a certeza que essa reflexão vai ter de ser feita."

A+ / A-

Antigamente era BSAD, agora é Desportivo Portalegrense SAD. Antes jogou na II Liga e caiu para a Liga 3, ainda tentou uma colagem ao Cova da Piedade, uma solução vetada pela Federação Portuguesa de Futebol, e agora segue-se a distrital.

O Desportivo Portalegrense SAD, da Associação de Futebol de Portalegre, disputa a distrital e tem apenas um degrau para chegar aos nacionais. Suspeita-se que a estratégia da Codecity, a empresa que detém a BSAD e agora o clube alentejano, baseou-se nisso.

Em declarações aos jornalistas e questionado sobre o tema por Bola Branca, Pedro Proença, presidente da Liga e putativo candidato à presidência da FPF, admitiu estar preocupado com a “itinerância” das SAD, que recentemente até já se tinha observado quando a Vilafranquense SAD se mudou para a Vila das Aves, e reconheceu que é necessário fazer-se uma reflexão.

“Temos assistido a essa mobilidade. Infelizmente ou felizmente, existe uma legislação que está a ser cumprida”, começou por dizer, à margem de um evento no International Club of Portugal. “Preocupamo-nos a tal identidade com as comunidades que o movimento associativo deve ter e tem de ter, portanto é algo que vamos acompanhando e, no momento certo também, com a própria tutela, daremos a nossa opinião relativamente a esses temas que nos preocupam.”

E acrescentou: “Sabemos que o associativismo é fundamental na criação e nas relações com os clubes. Essa itinerância vem quebrar com o espírito de solidariedade e associativismo que tem de imperar. Um clube que é de Lisboa é de Lisboa, não pode ser de Lisboa e outra coisa qualquer. Tenho a certeza que essa reflexão vai ter de ser feita”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • alberto
    26 set, 2024 braga 15:31
    claramente.

Destaques V+