Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Santa Clara repudia insultos e ameaças contra guarda-redes após jogo com o FC Porto

27 jan, 2025 - 17:44 • Inês Braga Sampaio

Açorianos também manifestam apoio a Galeno, que bateu os dois penáltis que Gabriel Batista defendeu e foi alvo de insultos da mesma índole nas redes sociais, após o jogo no Dragão.

A+ / A-

O Santa Clara manifesta "o seu mais firme repúdio" pelos comentários "racistas e xenófobos" de que tem sido alvo o seu guarda-redes Gabriel Batista, desde o jogo com o FC Porto, em que defendeu dois penáltis.

"Este é, infelizmente, um cenário que se vem banalizando no futebol e muitas vezes fica até uma ideia social de ‘anestesia’, em que já pouco se valorizam estes atos. Mas sejamos claros: não vamos normalizar o erro. Não continuemos a validar o atraso social. Não banalizemos a ameaça, pois falamos de matéria criminal", pode ler-se no comunicado publicado, esta segunda-feira, no site oficial do clube açoriano.

O Santa Clara manifesta "o natural apoio" a Gabriel Batista. Gesto estendido ao jogador do FC Porto Wanderson Galeno, que também foi alvo de insultos de caráter racista e xenófobo nas redes sociais, depois de ter falhado as duas grandes penalidades que Batista defendeu.

"E não nos esquecemos de todos os casos que aconteceram e – estamos desafortunadamente seguros – continuarão a acontecer. Por isso mesmo, e porque o que o futebol não é isto, não nos calaremos nesta luta", lê-se.

No domingo à noite, após o jogo no Estádio do Dragão, que terminou empatado a um golo, Gabriel Batista denunciou comentários racistas e xenófobos de que foi alvo nas redes sociais e que classificou como "inaceitáveis nos dia de hoje". Mais tarde, apagou a publicação.

“Macaco” e “boi” são alguns dos insultos, para além de outros com expletivos, e uma frase ameaçadora: “Vou a tua casa matar-te.”

O jogador brasileiro escreveu, na publicação entretanto apagada, que "racistas não passarão". Galeno, que, como referido, foi alvo de insultos da mesma índole, decidiu suspender as suas contas nas redes socias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+