Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

A um golo. Braga derrota Lazio mas despede-se da Liga Europa

30 jan, 2025 - 22:48 • Inês Braga Sampaio

Minhotos estiveram por mais de 50 minutos na zona de play-off, em virtude de um golo de Ricardo Horta. Porém, os resultados noutros campos empurraram-nos para baixo e, quando foi preciso mais um golo, não conseguiram lá chegar.

A+ / A-

Recorde o filme do encontro

O Sporting de Braga disse adeus à Liga Europa, esta quinta-feira, apesar de ter derrotado a líder Lazio, por 1-0, na última jornada da fase regular.

A equipa de Carlos Carvalhal entrou no jogo de rompante e, aos seis minutos, mostrou que o sonho era mesmo possível: Jean-Baptiste Gorby abriu na direita, em Bruma, que lançou a desmarcação de Victor Gómez. O lateral cruzou atrasado, rasteiro, para Ricardo Horta, que rematou ao poste mais distante, para um golo que deixou a Lazio atarantada.

Os italianos reagiram, e estiveram perto do golo, mas na segunda parte o Braga voltou a ser superior e roçou várias vezes o 2-0. Mas não importava, porque o Braga vencia e estava na zona de apuramento.

Até que, nos outros jogos de que os arsenalistas dependiam, o FC Porto marcou ao Maccabi Telavive, o Twente colocou-se em vantagem sobre o Besiktas e o Fenerbahçe, de José Mourinho, aguentava o empate frente ao Midtjylland. E, de repente, esse golo que tardava em chegar já importava, e muito, porque bastaria para apurar o Braga para o play-off.

Não chegou, porém. Horta falhou isolado perante o guarda-redes da Lazio, Gabri Martínez introduziu a bola na baliza, mas estava em fora de jogo, e o segundo golo manteve-se sempre fora do alcance. Noutros campos, Maccabi, Besiktas e Midtjylland também não ajudaram.

A tensão manteve-se após o apito final, à medida que, jogo após jogo, eram riscados cenários possíveis de sobrevivência. O sonho esfumou-se o Braga ficou à porta do play-off, a um só golo de um final feliz.

O Braga termina a fase regular da Liga Europa na 25.ª posição, com dez pontos, os mesmos das últimas três equipas apuradas, Fenerbahçe, Twente e PAOK, mas com pior diferença de golos, o primeiro critério de desempate: -3, contra -2 dos turcos, -1 dos neerlandeses e 2 dos gregos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+