Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Rio Ave

Petit. “Vamos estar preparados” para defrontar FC Porto

02 fev, 2025 - 16:25

A partida está marcada para as 20h45 desta segunda-feira.

A+ / A-

O treinador do Rio Ave, Petit, promete uma equipa “intensa e com personalidade” para “tirar pontos ao FC Porto”, no jogo desta segunda-feira, da jornada 20 da Liga.

“Vamos estar preparados, mas a olhar mais para o que temos de fazer. Temos de ser intensos, agressivos nos duelos, com personalidade com bola, e a saber os momentos do jogo. Serão duas equipas a tentar vencer, mas esperamos tirar pontos do FC Porto”, disse o técnico dos vila-condenses na antevisão do desafio.

Petit antecipou um FC Porto com uma ideia de jogo diferente, depois da entrada do novo treinador Martín Anselmi, mas assegurou que o Rio Ave fez o trabalho de casa e estudou as características do técnico argentino.

“Será um FC Porto com uma ideia de jogo diferente. Analisámos o último jogo que fizeram (na Liga Europa), assim como algumas coisas que o treinador fazia no clube anterior, o Cruz Azul (do México). Tem um processo bem definido, com uma linha de três (na defesa), projetando muito os laterais, com um losango no meio-campo e um homem a atacar a profundidade”, notou o técnico do conjunto da foz do Ave.

Petit reconheceu que será mais fácil para os dragões analisarem o estilo do jogo do Rio Ave “que já está bem definido”, mas garantiu que o seu foco está naquilo que a equipa pode fazer.

“Será mais fácil para eles analisarem a nossa equipa. Nós vimos o que ele tem feito, com equipas arrojadas e com bons princípios. Mas temos de nos focar nos nossos processos. Estamos a crescer, tanto em pontos como na qualidade de jogo”, analisou.

Questionado se este será o melhor momento para defrontar o FC Porto, aproveitando este período de transição e definição no adversário, Petit espera um adversário galvanizado.

“Tem sido uma época muito atípica. Desde que estou no futebol não me lembro de haver uma temporada em que os três grandes mudaram de treinador. Mas é normal que nestas mudanças os jogadores se galvanizem e tentem absorver uma ideia arrojada e diferente do habitual”, analisou.

No último jogo no estádio dos Arcos, frente ao Sporting, o Rio Ave quebrou uma série invencível que durava há mais de um ano, com 20 jogos invictos em casa na Liga, e desse desafio Petit retirou a lição que a equipa precisa de ser “mais intensa nestes duelos com os candidatos ao título”.

“Sofremos um golo cedo e, pouco depois, um outro de penálti. A equipa ficou desmotivada, não conseguiu entrar no jogo. Se queremos dividir o desafio com estes adversários temos de ser intensos”, analisou.

O treinador do Rio Ave abordou ainda os ajustes que têm sido feitos ao plantel nesta reabertura do mercado de transferências, onde se registaram seis saídas e cinco entradas.

“Temos de estar preparados. Hoje o futebol está muito na valorização dos atletas, com entradas e saídas. Temos de saber lidar com isso e melhorar sempre os recursos que temos à disposição. Sinto que, apesar das mudanças, o temos conseguido”, abordou.

Para este jogo com o FC Porto, Petit assumiu que a equipa tem duas baixas, mas não quis revelar os nomes, sendo que o central Jonathan Panzo, que recuperava de lesão, já deixou de fazer parte do boletim clínico dos vila-condenses.

O Rio Ave, 10.º classificado com 23 pontos, recebe esta segunda-feira o FC Porto, terceiro com 41, na partida que fecha a 20.ª jornada da Liga, que terá arbitragem de Gustavo Correia, da Associação de Futebol do Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    02 fev, 2025 Palmela 17:12
    A sic tem um joao baiao com muita energia" mas a tvi tem um goucha que ainda consegue passar por baixo duma mesa de magia!

Destaques V+