Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Futebol Nacional

"Quando o Anselmi pegou no Porto já sabia ao que vinha. É muita pressão": Edmilson e o clássico

07 fev, 2025 - 12:40 • Rui Viegas

O antigo avançado jogou nos dois emblemas e até marcou a um deles quando vestia a camisola do Salgueiros. Esta noite há clássico, o relato é na Renascença.

A+ / A-

Dia de clássico é sempre especial. O campeonato português, depois de tantas mexidas nos bancos de suplentes, continua ao rubro mas com um líder folgado.

O Sporting tem mais oito pontos do que o FC Porto e por isso este jogo, desta noite no Dragão, é decisivo para o grupo orientado por Martín Anselmi. É essa também a opinião de Edmilson Pimenta, um avançado que passou pelos dois emblemas no final do século XX.

Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui

“O Porto não se pode atrasar. Este jogo é especial. Ganhando, dá-lhes uma força anímica para o resto do campeonato”, garante em declarações a Bola Branca.

É por isso que este ex-futebolista, agora dirigente, entende que se trata de uma final para os dragões, a quem marcou em janeiro de 1995, nas Antas, num 5-2 para a rapaziada de Bobby Robson, quando vestia a camisola do Salgueiros.

“Quando o treinador pegou no Porto já sabia [ao que vinha]. É muita pressão", diz sobre Martín Anselmi e o contexto no clube, a que se juntam agora as vendas de Nico González e Galeno, para Inglaterra e Arábia Saudita. “Foram saídas importantes. Ele vai ter de encontrar o melhor do Porto. É um jogo importantíssimo”, reforça.

Edmilson não considera que a liga esteja fechada. “É cedo”, sugere, porém admite também que oito pontos já são qualquer coisa e que uma vitória para o Sporting vai dar “uma força” à equipa liderada por Rui Borges, os atuais campeões nacionais.

Como ex-avançado, Edmilson olhou para Viktor Gyökeres, quem sabe o próximo grande avançado do futebol planetário. “É um jogador fantástico”, avalia este dianteiro que também atuou no PSG, talvez um dos pretendentes do sueco. Essa vida parisiense deu-se em 1997/98, atuando ao lado de Bernard Lama, N’Gotty, Raí, Leonardo e Marco Simone.

“Todos os clubes europeus o querem”, garante. “Com certeza que, se estiver bem, faz a diferença, é possante, tem muita força. Leva muito tempo parado, mas o treinador sabe disso e vai usá-lo da melhor maneira.”

A utilização do sueco é incerta, a sua condição física continua a ser gerida com pinças por Rui Borges. “Ficam em dúvida, é o que tem acontecido”, disse o treinador na quinta-feira, em conferência de imprensa. “Estamos nesse processo diário, parece que digo sempre o mesmo, mas é verdade.” Também Hidemasa Morita está em dúvida.

Já Anselmi não poderá contar com o central Otávio, castigado por acumulação de amarelos.

O clássico entre FC Porto e Sporting joga-se esta noite no Dragão, às 20h15. Oiça o relato na Renascença e acompanhe o minuto a minuto no site da rádio, em rr.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+