Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Futebol nacional

Uma árbitra num jogo do futebol profissional masculino? Nunca aconteceu, mas a história muda no sábado

13 fev, 2025 - 06:10 • Lusa

Momento histórico: Catarina Campos vai apitar o Paços-Feirense, da II Liga, e será acompanhada por Andreia Sousa e Vanessa Gomes. Cristina Amaral será a quarta árbitra.

A+ / A-

Catarina Campos vai tornar-se a primeira mulher a arbitrar um jogo nas competições profissionais masculinas de futebol, após ser hoje designada para chefiar uma equipa totalmente feminina na receção do Paços de Ferreira ao Feirense, da II Liga.

De acordo com o mapa de nomeações da secção profissional do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a ‘juíza’, de 39 anos e pertencente à associação de Lisboa, dirigirá o embate da 22.ª jornada do segundo escalão, que está agendado para sábado, às 14h00, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.

Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui

Andreia Sousa e Vanessa Gomes vão ser as assistentes e Cristina Amaral a quarta árbitra, enquanto as funções de videoárbitro (VAR) estarão a cargo de Rui Costa, coadjuvado por Nuno Manso.

Internacional desde 2018, Catarina Campos faz parte da categoria de elite da UEFA há cerca de um ano e meio e vai estrear-se como árbitra principal nas provas da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), mas já tem experiência no futebol masculino.

Do seu currículo constam vários encontros no Campeonato de Portugal, quarto escalão nacional, e na Liga Revelação, ambos sob a tutela da FPF, bem como algumas partidas internacionais de caráter oficial, incluindo uma esta temporada na UEFA Youth League.

Na história já estava Andreia Sousa, de 38 anos, que se tornou a primeira assistente a figurar numa ficha de arbitragem de um jogo da I Liga em 13 de agosto de 2023, quando o Rio Ave triunfou na receção ao Desportivo de Chaves (2-0), da jornada inaugural da edição 2023/24.

Por ter finalizado a última época entre os quatro primeiros classificados na categoria de Árbitro Assistente C2 (AAC2), Andreia Sousa foi promovida ao quadro principal para 2024/25.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+