Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Exclusivo Renascença

Fernando Santos critica silêncio de Benfica e Sporting na morte de Pinto da Costa

17 fev, 2025 - 08:15 • André Rodrigues , João Malheiro

Para o antigo selecionador nacional, "há uma relação institucional e um reconhecimento de alguém que fez muito pelo futebol português", independentemente de rivalidades e casos pessoais.

A+ / A-
Fernando Santos critica silêncio de Benfica e Sporting sobre Pinto da Costa
Ouça as declarações de Fernando Santos

Fernando Santos critica o silêncio de SL Benfica e Sporting CP quanto à morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, ocorrida no sábado.

Os dois principais rivais do FC Porto não transmitiram condolências nem ao presidente André Villas-Boas, nem à instituição, e não se expressaram publicamente.

À Renascença, Fernando Santos - engenheiro do pentacampeonato do FC Porto e antigo treinador também de Benfica e Sporting - lamenta que os rivais não tenham falado do dirigente mais titulado do mundo, depois da sua morte.

Para o antigo selecionador nacional, "há uma relação institucional e um reconhecimento de alguém que fez muito pelo futebol português", independentemente de rivalidades e casos pessoais.

"No plano institucional, acho que sim. Como fizeram muitos clubes que tiveram, com certeza, problemas com o Porto ou não tinham uma grande relação", aponta.

Este domingo, depois do regresso da equipa do FC Porto do jogo contra o Farense, André Villas-Boas disse que "não é normal" o comportamento de Benfica e Sporting.

"Numa perda tão grande para a nação portista, é de lamentar que até este momento não tenham sido endereçadas as condolências", referiu.

A amizade com Pinto da Costa

Fernando Santos recorda Pinto da Costa como mais do que um presidente, alguém com que rapidamente desenvolveu uma relação de amizade.

"Para lá do presidente Pinto da Costa, passei a ter um amigo chamado Jorge Nuno. Nunca misturamos as coisas. Sabíamos muito bem o que era o treinador e o presidente e o que era o Fernando Santos e o Jorge Nuno. Passar um serão com ele era ótimo", lembra.

E a prová-lo está o episódio que mais o marcou enquanto treinador do FC Porto - para além da conquista do pentacampeonato. Em fevereiro de 1999, o Porto foi eliminado da Taça de Portugal nas Antas pelo Torreense, na altura na II Divisão B.

O atual selecionador do Azerbaijão recorda a reação inesperada de Pinto da Costa: "Foi para casa, não queria falar com ninguém. Tocaram-me à porta e era o presidente. Ele entrou, perguntou-me se ia ver o Benfica a jogar pela Taça de Portugal. Não ia, não estava com vontade. Sentou-se ao meu lado e ficamos a ver o jogo. O Vitória de Setúbal venceu o Benfica e ele virou-se para mim e disse 'Amanhã, só meia página para cada um'. Sem dizer uma palavra, ele conseguiu por-me completamente em cima".

A fé em comum

Fernando Santos, católico devoto, conta que partilhava a fé em Deus com Pinto da Costa.

O engenheiro do pentacampeonato considera que a fé em comum foi uma ponte "sem darmos por isso", contudo "foi mais do que isso".

"Uma coisa que me marcou muito foi uma festa de aniversário. Ele declamou um poema e tirou o emblema que tinha do FC Porto na lapela e colocou na minha. Esses gestos marcaram a nossa relação", refere.

Fernando Santos recorda, ainda, muitos almoços e jantares em família, sem ser por questões de trabalho, "falando essencialmente da vida".

"Criamos esta relação, quase pai e filho. Marcou-me, definitivamente", expressa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sara
    17 fev, 2025 Lisboa 19:01
    O Pinto da COsta só disse bem.do Benfica e do Sporting ao longo da sua vida desportiva, sem falar mafia que criou ao seu .redor e espalhar o ódio entre norte e sul
  • A fazer-se
    17 fev, 2025 Porto 18:37
    Vá é reaprender a treinar. Depois do Europeu de 2016, nunca mais conseguiu levar um contrato até ao fim. Isso é que devia preocupá-lo. Ou está a fazer-se ao lugar do Anselmi?
  • José Morais
    17 fev, 2025 Porto 16:30
    Como treinador foste fraquinho, muito fraquinho, como comentador se ficasses calado era melhor, pois já estavas esquecido.
  • António dos Santos
    17 fev, 2025 Coimbra 14:12
    Não veja nada de estranho no comportamento do Benfica e do Sporting. Uma pessoa quando morre não passa de diabo a santo! E a vida de Jorge Nuno Pinto da Costa, como homem integro deixou muito a desejar.
  • Maria
    17 fev, 2025 Palmela 14:05
    Fernando santos pensa com eu! O sporting e o benfica sofrem de clubite" vao se tratar que estao doentes!
  • Nada de hipocrisia
    17 fev, 2025 Estadio 12:41
    Acho que um e outro - SLB e SCP - não querem é ser hipócritas, manifestando um pesar que não sentem, depois de 42 anos a serem vilipendiados por PdC, em que as Relações institucionais, pelo menos no que toca ao SLB, estiveram sistematicamente cortadas.
  • Arménio
    17 fev, 2025 Porto 11:41
    Fala melhor do que treina.
  • Virgilio Geraldes
    17 fev, 2025 Edif. Miramar - Buzano 08:22
    E se se preocupasse com outras coisas! É o que fazia de melhor

Destaques V+