11 abr, 2025 - 13:27 • Ana Kotowicz , João Pedro Quesado
A Liga de Clubes já tem novo presidente: Reinaldo Teixeira sucede a Pedro Proença, que saiu para a liderança da Federação Portuguesa de Futebol. Se tudo correr como previsto, e o mandato for cumprido até ao fim, Reinaldo Teixeira ficará à frente da instituição até 2027.
O antigo líder da Associação de Futebol do Algarve e candidato da Lista A, foi eleito com 42 votos. José Gomes Mendes, o nome apresentado pela Lista B, recolheu apenas 10 votos. No total, votaram 34 sociedades desportivas, 18 da I Liga (cujos votos contam a dobrar) e 16 da II Liga.
Desde 2015, quando Pedro Proença derrotou Luís Duque, que não surgiam dois candidatos à liderança da Liga. O novo líder da Liga tinha o apoio de Benfica, Sporting e Vitória de Guimarães (Vitória SC), enquanto FC Porto e SC Braga apoiavam José Gomes Mendes.
Em entrevista à Renascença, Reinaldo Teixeira defendeu a centralização dos direitos televisivos no futebol português, afirmando que "havendo mais valor" a distribuir, "consegue-se mais competitividade", e sublinhou o desejo de "tornar o nosso talento, o nosso futebol, o mais conhecido e o mais comprado" fora de Portugal.
Entrevista Renascença
Líder da AF Algarve e coordenador dos delegados as(...)
A eleição realizada esta sexta-feira foi precipitada pela saída de Pedro Proença para a Federação Portuguesa de Futebol, assumindo funções a 24 de fevereiro depois de ser eleito a 14 de fevereiro. Pedro Proença foi eleito presidente da Liga pela primeira vez em julho de 2015.
Entre os temas do resto do mandato até 2027 na Liga de clubes estão, além da centralização dos direitos televisivos (prevista para a época de 2028/29), a redução do IVA dos bilhetes de jogos de futebol e a autorização da venda de bebidas de baixo teor alcoólico nos estádios.
[notícia atualizada às 14h13]