21 abr, 2025 - 14:55 • Luís Aresta com Redação
São conhecidas as ligações do Papa Francisco ao desporto e ao futebol, em particular. O padre José Antunes, ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Vitória Sport Clube, foi recebido em 2019 pelo Papa Francisco, a quem entregou uma camisola do emblema minhoto. Numa breve entrevista a Bola Branca, José Antunes recorda esse momento único no Vaticano.
"Eu disse-lhe quem era, que era o presidente da Assembleia Geral do Vitória Sport Clube, um pequeno clube apaixonado de uma pequena cidade de Guimarães. Ele ria-se e dizia 'bem, bem, mas em que lugar ficaram? Lutam para o título?' e eu 'nós somos um clube que gostamos muito do Vitória. Das vitórias, às vezes, também temos, mas gostamos muito do Vitória, como a sua Santidade gosta de San Lorenzo de Almagro”, relembra.
Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui
O Papa, que morreu esta segunda-feira aos 88 anos,(...)
O padre José Antunes recorda, com especial carinho, como Francisco ria com ele na sua conversa sobre futebol.
"Foi uma coisa impressionante, uma coisa belíssima", acrescenta. O Papa Francisco era alguém "atento e sempre de abertura com o desporto, com a música, com a cultura, com as periferias", afirma José Antunes.
Esta atitude de Francisco carrega uma "mensagem que fica" para além da sua vida.
Quando subiu ao lugar mais alto da Igreja Católica(...)
Antunes acrescenta ainda: "Ele, em tudo que falava, era o desporto, a natureza, o cosmos, de facto, estava integrado às periferias. Era qualquer coisa única, uma coisa maravilhosa".
A morte de Francisco, para José Antunes, vai deixar saudade pela sua "ternura de pessoa" e por ser "um visionário" que deixou um legado rico na Igreja.
"Vamos ainda receber os frutos do seu trabalho e o que ele dizia no domingo: 'Eu tenho esperança de que a paz é possível'”, relembra.