14 dez, 2023 - 11:26 • Redação com Lusa
Draymond Green, dos Golden State Warriors, foi suspenso por tempo indeterminado, após ter agredido Jusuf Nurkic, dos Phoenix Suns, anunciou a Liga norte-americana de basquetebol (NBA), na quarta-feira.
Foi numa disputa sem bola que Green se virou e atingiu Nurkic na face de forma violenta. Foi imediatamente expulso pelos árbitros. Os Warriors perderam esse jogo, no recinto dos Suns, por 119-116.
Green, de 33 anos, quatro vezes campeão da NBA pelos Warrios, protagonista de múltiplos atos de mau comportamento ao longo da sua carreira, já tinha sido suspenso por cinco jogos, em novembro, por ter apertado o pescoço a Rudy Gobert, dos Minnesota Timberwolves.
“Esta decisão tem em conta o histórico de atos antidesportivos de Green”, escreveu a Liga, em comunicado, acrescentando que o jogador “terá de cumprir certas condições impostas pela NBA para voltar a jogar”.
"Não é o meu estilo, mas peço desculpa ao Jusuf. Não tive a intenção de lhe bater. Queria fazer um gesto para reivindicar a falta porque ele me estava a agarrar o quadril, então eu levantei os braços e toquei-lhe (...) Conheço as minhas intenções e estava certo ao pedir falta", explicou Green, em conferência de imprensa, após o encontro.
O extremo bicampeão olímpico pelos Estados Unidos, nos Jogos do Rio 2016 e de Tóquio 2020, já tinha sido suspenso por ter pisado Domantas Sabonis, por ter atingido um companheiro de equipa num treino ou após uma altercação com LeBron James, nas finais de 2016.