12 ago, 2024 - 12:00 • Hugo Tavares da Silva
O Comité Olímpico de Portugal (COP) anunciou nas últimas horas, na sequência da morte do presidente daquela entidade, que foram cancelados os eventos agendados para esta segunda-feira, de celebração dos 40 anos da medalha de ouro de Carlos Lopes.
José Manuel Constantino morreu no domingo, no dia em que terminaram os Jogos Olímpicos de Paris, naquela que foi a melhor participação de sempre de Portugal.
José Manuel Constantino, de 74 anos, estava doente(...)
O COP informa que a decisão foi tomada em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa “em sinal de respeito” pela morte do dirigente.
O programa previa a inauguração do mural de homenagem aos atletas olímpicos em atletismo da cidade de Lisboa, na Pista de Atletismo Municipal Professor Moniz Pereira, e também a inauguração da exposição pública de homenagem a Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII.
Os dourados portugueses
Numa série de cinco textos com os portugueses que (...)
Os eventos agora cancelados iam oferecer ainda a apresentação dos livros “Carlos Lopes – Lenda Nunca Assim Contada”, de António Simões, e “Carlos Lopes – Provas, Recordes e Medalhas”, de Rogério Azevedo, no Pavilhão Carlos Lopes.
“É um momento de profunda tristeza”, confessou Pedro Dias, o secretário de Estado do Desporto, em declarações à Renascença. “Partiu um homem bom, um estudioso, um conhecedor do desporto, um pensador, uma pessoa respeitada pelos seus pares.”