Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Atleta paralímpica Simone Fragoso suspensa por três anos devido a doping

08 jan, 2025 - 20:25 • Lusa

Simone Fragoso, que já tinha competido em três Jogos Paralímpicos como nadadora, acusou consumo de estanozolol, uma substância proibida pela Agência Mundial Antidopagem, na classe de esteroides anabólicos.

A+ / A-

A atleta portuguesa Simone Fragoso foi suspensa por um período de três anos na sequência de um resultado positivo por doping durante os Jogos Paralímpicos Paris2024, anunciou o Comité Paralímpico Internacional (IPC).

Em comunicado, divulgado em 20 de dezembro, o IPC refere que Simone Fragoso, que competiria na modalidade de powerlifting, "apresentou um resultado analítico adverso para metabolitos de uma substância proibida numa amostra de urina fornecida fora de competição a 31 de agosto de 2024, como parte do programa de testes pré-Jogos do IPC em Paris2024".

O organismo esclarece que Simone Fragoso, que já tinha competido em três Jogos Paralímpicos como nadadora, acusou consumo de estanozolol, uma substância proibida pela Agência Mundial Antidopagem, na classe de esteroides anabólicos.

O IPC lembra que a atleta foi suspensa provisoriamente em 3 de setembro, não tendo chegado a competir nos Jogos Paris2024.

Segundo o organismo, Simone Fragoso, de 44 anos, ficará impedida de participar em competições pelo período de três anos, compreendido entre 3 de setembro de 2024 e 2 de setembro de 2027.

Na véspera do torneio de powerlifting dos Jogos Paris2024, o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) anunciou a exclusão de Simone Fragoso, que tem nanismo, da prova de -41 kg, devido a um resultado positivo num controlo antidoping, realizado em 31 de agosto, já em Paris.

A atleta, que viajou quase de imediato para Lisboa, iria ser a primeira portuguesa a participar em provas de paralímpicas de powerlifting.

Também esta quarta-feira foi noticiado que o português Luís Costa foi desclassificado dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, devido a um controlo antidoping positivo, e perderá a medalha de bronze conquistada no contrarrelógio de ciclismo de estrada da classe H5, anunciou o Comité Paralímpico Internacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+