Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ténis

Chuva adia estreia de Jaime Faria no Open da Austrália. Sabalenka e Zverev vencem

12 jan, 2025 - 14:04 • Redação com Lusa

O tenista português vai jogar na segunda-feira. A número um do mundo tinha pela frente uma vencedora do US Open, mas não facilitou.

A+ / A-

O mau tempo adiou a estreia do tenista português Jaime Faria no Open da Austrália, na abertura do primeiro major da temporada em Melbourne, em que a bicampeã Aryna Sabalenka e o alemão Alexander Zverev arrancaram com triunfos.

Uma jornada inaugural chuvosa, que, ao fim de mais de seis horas de interrupção, obrigou ao adiamento de muitos dos encontros agendados para este domingo, inclusive o do número dois nacional frente ao russo Pavel Kotov.

Ainda assim, não foi suficiente para impedir Sabalenka, líder do ranking WTA, de iniciar a corrida pelo terceiro título consecutivo em Melbourne Park com uma vitória sobre a norte-americana Sloane Stephens, por 6-3 e 6-2. A bielorrussa não deu hipóteses à vencedora do US Open de 2017 e, ao fim de uma hora e 11 minutos, conquistou o 15.º triunfo seguido no Open da Austrália, marcando duelo na segunda ronda com a espanhola Jessica Bouzas Maneiro (54.ª WTA).

A chinesa e vice-campeã do torneio australiano Zheng Qinwen também avançou para a segunda ronda, após eliminar a romena Anca Todoni (110.ª) em dois sets, pelos parciais de 7-6 (7-3) e 6-1.

Na competição masculina, Alexander Zverev, número dois mundial, encerrou a jornada deste domingo na Rod Laver Arena a confirmar o favoritismo sobre o francês Lucas Pouille (103.º ATP), agraciado com um "wild card" para o quadro principal, com os parciais de 6-4, 6-4 e 6-4.

Duas vezes semifinalista, em 2020 e 2024, o alemão vai defrontar agora o espanhol Pedro Martinez (44.º), que beneficiou da desistência do italiano Luciano Darderi, quando estava por cima no marcador por 6-3 e 4-1, para seguir em frente na prova.

Ao contrário de Zverev, Casper Ruud travou uma longa batalha na primeira ronda para garantir a manutenção no Open da Austrália. O norueguês, númer o seis mundial, impôs-se perante o espanhol Jaume Munar (62.º) em cinco sets, pelos parciais de 6-3, 1-6, 7-5, 2-6 e 6-1.

Depois de ter visto a sua estreia em quadros principais do Grand Slam adiada, Jaime Faria vai entrar em ação na segunda-feira, no court 14 de Melbourne Park, onde o número um nacional e 33 do mundo, Nuno Borges, também vai jogar, no caso contra o francês Alexandre Muller (58.º).

Esta jornada que colocará igualmente em jogo o campeão em título, o italiano Jannik Sinner, e o sérvio Novak Djokovic, recordista da prova, com dez troféus, e do Grand Slam, com 24 títulos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+