05 fev, 2025 - 15:57 • Eduardo Soares da Silva
O português João Almeida, da UAE-Emirates, arrancou a temporada com um décimo lugar no contrarrelógio de equipas na primeira etapa da Volta à Comunidade Valenciana.
A UAE-Emirates era a favorita a vencer o percurso de 34 quilómetros em Orihuela, mas a equipa que conta com Almeida e ainda Ivo Oliveira não conseguiu estar ao nível da Lidl-Trek.
A formação americana, uma das primeiras a sair, não deu qualquer hipótese à concorrência ao terminar o percurso em 39 minutos e 20 segundos. Mathias Vacek é o primeiro líder da competição.
A UAE-Emirates terminou no terceiro posto, a 50 segundos da Lidl-Trek, tal como a Red Bull-Boora-hansgrohe. A Jayco-AlUla foi a segunda mais rápida, a 46 segundos.
Nelson Oliveira, da Movistar, é especialista em contrarrelógio e termina no 26.º posto, a um minuto e seis segundos dos líderes. Ivo Oliveira, da UAE, foi um dos ciclistas de trabalho da equipa e está no 44.º posto, a 1m51s da liderança e Iuri Leitão, da Caja Rural, é 75.º, a quase três minutos.
A segunda etapa vai para a estrada na qunta-feira e será um teste para os ciclistas da classificação geral, uma vez que terminará com uma contagem de montanha de primeira categoria. João Almeida terá uma primeira oportunidade para cortar a desvantagem de quase um minuto que leva do primeiro dia de competição.
A etapa arranca às 11h30 da manhã e percorrerá 166 quilómetros entre La Nucia e Benifato.