Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Atletismo

Atletas femininas terão de fazer teste de validação de género para participar em provas

25 mar, 2025 - 21:16 • Lusa

Decisão da World Athletics surge após a análise de propostas destinadas a apertar as regras de elegibilidade biológica das participantes. Será um teste único de esfregaço oral.

A+ / A-

As atletas que pretendam participar em provas femininas terão de submeter-se a um teste único de esfregaço oral, com vista a determinar se são biologicamente elegíveis, anunciou esta terça-feira o presidente da World Athletics, o inglês Sebastian Coe.

A decisão do organismo regulador do atletismo mundial surge após a análise de propostas destinadas a apertar as regras de elegibilidade das participantes e representa uma "forma muito importante de criar confiança e concentrar a atenção na integridade das competições femininas".

Coe, de 68 anos, disse que a World Athletics irá apresentar em breve um regulamento sobre a forma como os testes serão conduzidos, adiantando que será encontrada uma forma não invasiva de os realizar, como, por exemplo, através de esfregaço oral.

De acordo com o presidente da World Athletics, a decisão do Conselho Mundial foi tomada após amplo debate, na sequência do qual os membros daquele órgão chegaram à conclusão que a realização dos testes é, "inquestionavelmente (...), o caminho a seguir".

"É importante fazê-lo porque (...) não se trata apenas de falar sobre a integridade do desporto feminino, mas de garanti-la", observou Coe no domingo, em conferência de imprensa realizada no fim dos Mundiais em pista curta, que se disputaram em Nanjing, na China.

Coe, que foi recentemente derrotado pela zimbabueana Kirsty Coventry nas eleições para a presidência do Comité Olímpico Internacional (COI), acredita que a nova abordagem da World Ahtletics relativamente às provas femininas resistirá aos previsíveis desafios legais.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+