Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Atletismo

"Pode bater-se um recorde do mundo". Primeira edição da Meia Maratona de Fátima "superou as expectativas"

28 mar, 2025 - 12:45 • João Filipe Cruz

Mais de 1.800 pessoas vão participar na Meia Maratona e na Caminhada de sete quilómetros. A organização sublinha que é a primeira prova "com a autorização do Santuário".

A+ / A-

A primeira edição da Meia Maratona de Fátima realiza-se no domingo, com passagem assegurada pelo Santuário. A prova terá a distância padrão de 21,0975 quilómetros e, com a devida certificação, pode até consagrar novo recordista, acredita a organização.

"Na Cova da Iria não é fácil arranjar um percurso plano de 21 quilómetros. A nossa principal prioridade foi arranjar um percurso o mais plano possível, que é o que os atletas gostam, e ter a certificação da Federação Portuguesa de Atletismo e da Federação Internacional. É um percurso certificado e medido ao centímetro. Aqui pode bater-se um recorde do mundo", explica Pedro Melo, da organização, a Bola Branca.

Sem histórico que afira o crescendo de entusiasmo ou adesão, certo é que as expectativas foram superadas.

"Para primeira edição tínhamos uma previsão de ter até 1.500 atletas e vamos ter mais. Vamos ter cerca de 1.850 atletas. Superou as expectativas. Já esgotámos as inscrições na meia-maratona, mas ainda há espaço na caminhada de sete quilómetros", sublinha.

Pedro Melo assegura que a Meia Maratona de Fátima veio para ficar e tem a particularidade de ser a primeira prova com o selo do Santuário.

"A prova parte mesmo do centro Fátima. Tem a particularidade de passar mesmo ao lado do Santuário. É o primeiro evento que se realiza com a autorização do Santuário de Fátima o que, só por si, acaba por ser muito importante", vinca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+