31 mar, 2025 - 13:26 • Redação
Jakub Mensik tem 19 anos e venceu o primeiro título na carreira. Na final do Masters 1000 Miami, o jovem checo derrotou o ídolo de infância, o sérvio Novak Djokovic.
Num encontro que começou seis horas após o horário previsto devido à chuva, os tenistas enfrentaram-se durante cerca de duas horas. Em caso de vitória, Novak Djokovic poderia festejar o seu 100.º título. Contudo, foi Mensik quem surpreendeu e levou a melhor, em dois sets, por 7-6(4) e 7-6(4).
O jovem tenista checo subiu, assim, 30 lugares no ranking ATP e está na 24.ª posição.
Em entrevista rápida no “court”, Djokovic elogiou o adversário.
"Antes de mais, este é o momento do Jakub, um torneio incrível, o primeiro de muitos. Dói-me admitir, mas neste momento és melhor, jogaste e serviste de forma incrível, foi um esforço mental fantástico para te manteres forte nos momentos difíceis, é fantástico. Desejo-te tudo de bom e talvez me deixes ganhar da próxima vez, porque tens ainda muito pela frente", brincou.
Mensik já tinha ultrapassado Jack Draper, Roman Safiullin, Tomás Machác, Arthur Fils e Taylor Fritz. Após a vitória sobre o antigo número um do mundo, levantou o seu primeiro troféu e confidenciou que “não há tarefa mais difícil no ténis do que ganhar” a Djokovic.
“Estou com a cabeça a mil, não sei o que dizer. É incrível, este é provavelmente o melhor dia da minha vida. Estou muito feliz com a forma como joguei, foi fantástico, consegui controlar os nervos antes do jogo e estou radiante. Acho que as emoções mais fortes ainda estão para vir. Não é a primeira vez que jogo contra o Novak, não há tarefa mais difícil no ténis do que vencê-lo. Senti-me muito bem. Chegou a minha hora. Tentei apenas concentrar-me no jogo e, como nos jogos anteriores, senti bem a bola", afirmou.
Com apenas 19 anos, Jakub Mensik é o segundo tenista mais jovem da história a conquistar o torneio de Miami. O único que o supera é o espanhol Carlos Alcaraz, que, em 2022, venceu com 18 anos.