Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Venezuela investiga possível esquema de tráfico de jogadores de basebol

03 abr, 2025 - 09:23 • Lusa

Grupo de 19 jovens jogadores de basebol venezuelanos encontra-se detido em Espanha, o que despertou preocupação sobre uma possível rede de tráfico de seres humanos.

A+ / A-

A Venezuela anunciou que está a investigar a situação de um grupo de 19 jovens jogadores de basebol venezuelanos que estão detidos em Espanha, manifestando preocupação sobre a possível existência de uma rede de tráfico de seres humanos.

Num comunicado divulgado quarta-feira no Telegram pelo ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, o Governo explica que a Venezuela teve conhecimento “de um grupo de jovens jogadores de basebol venezuelanos que se encontram sob a supervisão das autoridades espanholas desde 31 de março de 2025”.

“O Governo venezuelano iniciou uma investigação para esclarecer os factos e determinar se existe um possível esquema de tráfico de seres humanos associado a estes casos”, lê-se no comunicado.

Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui

No documento, Caracas diz “denunciar igualmente a utilização reiterada de figuras jurídicas do direito internacional para fins políticos por parte de alguns governos, que procuram desacreditar a Venezuela e manipular jovens talentos para alimentar uma narrativa fascista e neocolonial”.

“Reafirmamos o nosso compromisso com a proteção dos atletas venezuelanos e alertamos para a existência de redes que procuram lucrar com o tráfico e o engano de jovens talentosos e das suas famílias. Apelamos às autoridades espanholas para que garantam a transparência deste processo e evitem a politização de um assunto que deve ser tratado de forma responsável”, conclui.

Segundo a imprensa venezuelana os 19 jovens, com idades entre os 18 e os 22 anos teriam solicitado asilo na Espanha, onde ficaram depois o presidente da Liga Sénior Latino-Americana de basebol sub-23 e proprietário da agência de representação Guevara Team, ter regressado a Caracas.

Num vídeo divulgado na rede social TikTok, Julio Guevara explica que os jogadores faziam uma digressão de exposição pela Europa, à procura de oportunidades, e admitiu que regressou sozinho a Caracas após apresentar problemas de saúde.

A imprensa venezuelana diz ainda que os jogadores estão na Catalunha, que pediram a proteção do Governo espanhol e que estariam a tentar conseguir autorização para se juntarem a clubes profissionais de basebol na Europa, para fazer carreira como atletas.

Na agenda estavam jogos que deviam disputar em Barcelona e Madrid e também em Itália.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+