09 abr, 2025 - 16:32 • Eduardo Soares da Silva
João Almeida ficou em quarto lugar na terceira etapa da Volta ao País Basco, esta quarta-feira, e caiu para o terceiro lugar na classificação geral.
O ciclista da UAE Emirates chegou a ficar cortado numa descida já em fase decisiva da etapa, mas o seu grupo ainda voltou a colar no da frente e Almeida atacou na ponta final da última subida.
Almeida conseguiu criar um fosso para um grupo já restrito, onde iam incluídos os candidatos à classificação geral, mas foi apanhado a cerca de dois quilómetros do final, após um erro numa curva que o levou a perder tempo.
O campeão nacional espanhol Alex Aranburu, da Cofidis, fugiu para a vitória e os restantes disputaram um "sprint" pelas restantes bonificações. Aí, Almeida não conseguiu terminar nos três primeiros, acabou a etapa no quarto posto, atrás do camisola amarela Maximilian Schachmann, que dilatou ligeiramente a vantagem na geral.
Contas feitas, João Almeida acaba até por cair para o terceiro posto na classificação geral devido a uma bonificação intermédia de Florian Lipowitz, da Red Bull. O português está a quatro segundos de Schachmann e com o mesmo tempo de Lipowitz.
João Almeida vai vestir a camisola dos pontos na etapa de quinta-feira, mais uma de montanha, num percurso de 169,6 quilómetros a lutar Beasain e Markina-Xemein.