10 abr, 2025 - 17:05 • Lusa
Pela primeira vez no atual formato da Billie Jean King Cup, competição de ténis que junta as seleções femininas, Portugal vai discutir o acesso à fase de qualificação para a fase final da prova, que junta os países mais fortes na modalidade.
O feito foi alcançado com o triunfo frente à Áustria (2-1), que garantiu à equipa portuguesa, capitaneada por Neuza Silva, o segundo lugar no Grupo D e, desde já, a manutenção no Grupo I da Zona Europa/África do torneio.
Mesmo sem a lesionada Francisca Jorge, a seleção nacional deu a volta a uma eliminatória que arrancou com uma derrota de Angelina Voloshchuk, 737.ª colocada no ranking mundial, perante Ekaterina Perelygina (1.005.ª), por 6-4 e 6-3.
Seguiram-se os triunfos de Matilde Jorge (277.ª), frente a Arabella Koller (611.º) com um duplo 6-1, e no decisivo duelo de pares, no qual a dupla Matilde Jorge e Angelina Voloshchuk superiorizou-se a Koller e Perelygina com um duplo 6-2.
O segundo lugar alcançado por Portugal no Grupo D do Grupo I da Zona Europa/África vale o apuramento para o play-off de acesso à fase de qualificação para a fase final da Billie Jean King Cup. Como adversário terá a Eslovénia, vencedora do Grupo B, numa eliminatória que arranca no próximo sábado.