18 abr, 2025 - 14:29 • Eduardo Soares da Silva
O português Ivo Oliveira ganhou, esta sexta-feira, a quarta e última etapa do Giro d'Abruzzo. É a segunda vitória do ciclista de Vila Nova de Gaia, da UAE-Emirates, nesta prova.
Ivo integrou a fuga do dia, a 122 quilómetros do final, esteve fugido do pelotão durante mais de três horas e acabou por conseguir vencer num "sprint" final contra o neerlandês Sjoerd Bax, da Q36.5 Pro Cycling Team, um antigo colega de equipa de Ivo.
O ciclista da UAE não vencia desde 2023, quando foi campeão nacional de estrada, e faz uma dobradinha numa prova composta por quatro etapas.
O pelotão veio logo a seguir, 12 segundos depois, o que significou que não houve alterações na classificação geral. Venceu o alemão Georg Zimmermann, da Intermarché-Wanty, seguido de David de la Cruz, da Q36.5. Pablo Torres, da UAE-Emirates, fechou o pódio.
Esta é a sétima vitória em toda a carreira do ciclista de 28 anos: venceu duas vezes ainda antes de chegar ao World Tour, na Axeon, no prólogo do Course de la Paix, em 2017, e no Circuit des Ardennes, no ano seguinte.
Pela Emirates, foi campeão nacional de contrarrelógio em 2020, campeão nacional de estrada em 2023 e venceu também o prólogo na Boucles de la Mayenne, também nesse ano.
[Atualizado às 14h37]