22 jan, 2025 - 17:52 • Eduardo Soares da Silva
Martín Anselmi, atual treinador do Cruz Azul, está em negociações avançadas para ser o novo treinador do FC Porto, segundo o jornal "Record".
De acordo com a publicação, o treinador argentino de 39 anos tem acordo para duas épocas e meia e vontade de rumar à Europa. No entanto, tem cláusula de rescisão no contrato com o Cruz Azul avaliada em cerca de 4,5 milhões de euros.
Anselmi é encarado como um dos mais jovens e promissores treinadores da América do Sul, principalmente pelo trabalho feito no Independiente del Valle, do Equador.
Assumiu o cargo em 2022, sucedendo ao português Renato Paiva, e teve sucesso imediato: conquistou a Copa Sul-Americana - a Liga Europa do continente -, a Copa do Equador, a Supertaça do país e ainda a Recopa Sul-Americana, numa final frente ao Flamengo de Vítor Pereira.
Deixou o clube em 2023 e, pouco depois, assumiu os mexicanos do Cruz Azul, um dos maiores clubes do país.
Antes, o primeiro cargo de Anselmi como treinador principal foi de insucesso e pouca duração. Treinou os chilenos do Unión La Calera, no início de 2022, mas orientou apenas 16 jogos, tendo sido despedido num espaço de três meses.
O treinador passou seis anos como treinador-adjunto, com passagens pelo Independiente e Atlanta, da Argentina, Universidade Católica B e Independiente del Valle, do Equador, e no Internacional, do Brasil.
Nos últimos meses, esteve associado ao Botafogo e ao Corinthians.
O FC Porto despediu Vítor Bruno após a derrota do último domingo em Barcelos, contra o Gil Vicente, e terá José Tavares no banco de suplentes no jogo desta quinta-feira, contra o Olympiakos, para a Liga Europa.