Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

FC Porto

Veja todas as reações à morte de Pinto da Costa

15 fev, 2025 - 20:39 • Carlos Calaveiras

Jorge Nuno Pinto da Costa morreu, este sábado, aos 87 anos, vítima de cancro. Notícia em atualização com todas as reações à morte da figura do futebol português.

A+ / A-

Morreu Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente histórico do FC Porto. Leia aqui todas as reações.

[atualizado às 19h26 de domingo]

Ruben Amorim

"É um figura histórica, amado por muitos e odiado por muitos. As personalidades fortes são assim. Marcou uma era no futebol português. A família, amigos e apoiantes do FC Porto vão sentir muito a falta e vai ficar marcado na memória. Quebrou muitas barreiras e passou muitos limites para defender o FC Porto. Toda a gente sabe disso. Mas era uma pessoa muito inteligente, com sentido de humor muito bom e carismático. Muita gente vai sentir falta de uma figura que marcou o futebol português"

Cristiano Ronaldo

"Os meus sentimentos à família e a toda a nação portista. Descanse em paz"

Luís Castro, ex-treinador do FC Porto

"Estou presente para dar condolências à família e para prestar última homenagem ao senhor presidente Pinto da Costa. Um presidente que ao longo do período que esteve ao serviço do FC Porto, e foi uma vida, mostrou uma visão apaixonada do que devia ser o clube. Conseguiu ao longo dos anos alavancar o clube para um plano de grande prestígio nacional e mundial e isso faz dele um presidente que será inesquecível na história do FC Porto"

Valentim Loureiro, ex-presidente do Boavista e da Liga de Clubes

"Eu, neste fim de ano, mandei uma mensagem a Pinto da Costa a dizer: 'Caro Jorge, parabéns por mais um aniversário. Que no próximo ano nos continuemos a felicitar. São os meus sinceros votos. Um forte abraço do amigo Valentim'. Conversávamos um com o outro. Nunca fomos de andarmos muito por aí. Respeitávamos. Foi um grande dirigente do FC Porto, eu fui presidente do Boavista e sempre nos demos bem. Houve transferências de jogadores para aqui e para lá, sempre com respeito. Depois fui presidente da Liga e ele foi sempre meu apoiante. Foi um dos que sempre me apoio. Nunca me esqueci disso. Infelizmente, contrariamente ao que está nesta mensagem, no próximo ano já não o posso felicitar, nem ele a mim. Era um homem com H grande, fez do FC Porto o melhor clube do país e o maior do Mundo pelos títulos que conquistou. Tenho pena que tenha partido tão cedo e que não nos possamos continuar a felicitar no fim de cada ano, ele a dar-me os parabéns, eu a aceitá-los e a agradecer. Passados quatro dias, eu a dar-lhe os parabéns. Infelizmente, este foi o último ano. Que o Jorge descanse em paz"

Nuno Lobo, ex-candidato à presidência dos dragões

"Tínhamos as nossas divergências, programas diferentes, estratégias diferentes, mas isso nunca me impediu de venerar a figura, como é público. Foi Jorge Nuno Pinto da Costa que me incutiu este amor ao FC Porto, foi ele que me deu tantas alegrias, mais do que tristezas. Por isso, é tudo o que representa e o que significa. Foi Pinto da Costa que virou o FC Porto. Pinto da Costa tinha aquela vertente de lutar contra as assimetrias que ainda existem entre o Porto e o centralismo. Foi ele que trouxe a frase de quando passávamos a ponte já estávamos derrotados. Tudo mudou com Pinto da Costa. Deu-nos um pentacampeonato, deu-nos uma equipa que em 1987 derrotou o Bayern Munique. Todos os títulos que estão no nosso museu são o exemplo do trabalho que desenvolveu em prol do FC Porto."

Gianni Infantino, presidente da FIFA

"É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do ex-presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. Envio as minhas sinceras condolências à família, aos amigos, ao FC Porto e a todos os que testemunharam a sua enorme paixão pelo clube. Que descanse em paz."

Casillas

"Uma triste noticia para todos os que amamos o FC Porto. Os meus sentidos pêsames à família do presidente Pinto da Costa. DEP"

Jorge Costa, ex-jogador e atual diretor do futebol do FC Porto

"Eternamente na nossa história. Descanse em paz, Presidente"

António Tavares, presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto
"Este é um momento muito triste na vida do FC Porto. Jorge Nuno Pinto da Costa marcou de uma forma inabalável o seu período de presidência, marcou o nosso clube de uma maneira completamente diferente. Aquilo que é uma marca indelével na sua liderança são os títulos, e aos títulos somaram-se atitudes em defesa do FC Porto. Por isso, é natural que hoje todos os sócios e adeptos do FC Porto sintam o desaparecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa como se fosse alguém próximo ou da sua família. Fica um grande respeito pelo seu legado e que as lições que ele nos deixou possam continuar a ser aprendidas por todos aqueles que vestem a camisola do FC Porto, seja como atletas ou espectadores. Como o presidente André Villas-Boas já disse, Jorge Nuno Pinto da Costa é o Presidente dos Presidentes e isso diz tudo."

Domingos Paciência, ex-jogador do FC Porto

Pinto da Costa "fez de um clube com dificuldades em ganhar, um clube campeão europeu e campeão do mundo”.

Inês Sousa Real, líder do PAN

"Não sou do FC Porto, mas Jorge Nuno Pinto da Costa é um nome incontornável do futebol português, da cidade do Porto e do clube a que presidiu durante tantos anos. Era também um amante dos animais. Sentidas condolências a sua família, amigos e dragões enlutados."

Rui Borges, treinador do Sporting

"É lamentar e dar as condolências à família de Pinto da Costa. Infelizmente, a vida é isto mesmo"

Paulo Futre, ex-jogador do FC Porto

"Meu querido presidente, meu pai desportivo, ainda estou sem palavras. As minhas mais sentidas condolências à sua família. Descanse em paz."

Vasco Seabra, treinador do Arouca

"É uma notícia triste para todos. Provavelmente a maior figura de todo o futebol português ou uma das maiores. Muitos anos na presidência de um clube, marcou uma era. Pêsames à família e muita força para todos"

Deco, ex-jogador do FC Porto

"Hoje, o futebol perdeu um dos seus grandes líderes, e eu perdi alguém que foi muito mais do que um presidente, mas, sim um Amigo. Jorge Nuno Pinto da Costa, o Maior e melhor Presidente da história do Futebol, acreditou em mim e abriu-me as portas do FC Porto. Serei eternamente grato por tudo que me proporcionou. Dia muito Triste. Sua paixão, visão, e entrega ao futebol, e ao FCP marcaram gerações, e seu legado será eterno. Obrigado por tudo, Presidente. Descanse em paz"

Gil Vicente

"O Gil Vicente FC lamenta profundamente a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente e atual presidente honorário do FC Porto, clube que liderou por 42 anos, tornando-se figura incontornável do futebol português e mundial. Além do seu extenso currículo dedicado ao associativismo desportivo, foi ainda presidente da Liga Portugal. Neste momento de perda, o Gil Vicente FC associa-se ao pesar de familiares e amigos, assim como ao FC Porto"

Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS

"Lamento profundamente o falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, uma figura incontornável do futebol português, da cidade do Porto e do país, e que liderou o FC Porto, o meu clube, durante 42 anos. Em meu nome pessoal e do Partido Socialista, expresso os meus sinceros sentimentos à sua família, amigos e a todos os adeptos do FC Porto neste momento de grande perda"

Pepe, ex-jogador do FC Porto

"Líder, amigo, nobre, indomável e leal. Até sempre, querido amigo. Até sempre, eterno Presidente!",

Câmara do Porto

"O ex-presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, faleceu este sábado, aos 87 anos. Foi o dirigente mais titulado do mundo e o que mais tempo esteve na liderança de um clube de futebol. Até ao fim de azul, dedicou mais de 40 anos ao Futebol Clube do Porto"

Câmara de Gaia

"Jorge Nuno Pinto da Costa, a figura, o homem, a personalidade ímpar, deixou uma marca indiscutível na nossa história. A Câmara Municipal de Gaia reconheceu o seu trabalho, atribuindo-lhe a medalha de mérito grau ouro e concedendo-lhe o título de cidadão honorário. Obrigado. Descanse em paz"

Real Madrid

"O Real Madrid CF, o seu presidente e o seu Conselho de Administração lamentam profundamente o falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico presidente do FC Porto entre 1982 e 2024. O Real Madrid expressa as suas condolências e afeto à sua família e entes queridos, ao seu clube e a todos os seus adeptos, e ao futebol português. Pinto da Costa faleceu aos 87 anos de idade. Que descanse em paz"

José Mourinho, ex-treinador do FC Porto

"Mourinho você foi o treinador que me deu mais alegrias." As palavras são suas PRESIDENTE. As minhas são "sinto uma honra tremenda de fazer parte da sua história, e agradecerei sempre a sua confiança e a influência que teve na minha carreira". Assim nos despedimos quando no verão passado nos encontramos na sua amada cidade.

O sorriso do primeiro dia, a alegria da última vez que estivemos juntos.

O PRESIDENTE, o meu PRESIDENTE"

SuperDragões

"Obrigado por tudo. Presidente dos Presidentes. O seu legado é ETERNO!"

Bruno Lage, treinador do Benfica

"Foram muitos anos no futebol, muitos títulos. Os meus sentimentos"

Boavista

"A Boavista FC, Futebol SAD, através do seu presidente Fary Faye, manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa. À família, amigos e ao FC Porto, endereçamos as nossas mais sentidas condolências."

Estrela Amadora

"Na sequência da fatídica notícia desta tarde, o CF Estrela da Amadora manifesta a sua nota de pesar pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico ex-presidente do FC do Porto. Em nome de toda a família estrelista, endereçamos os mais sentidos pêsames a toda a família, amigos e associados do clube."

Sp. Braga

"O SC Braga manifesta públicas condolências pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente honorário do FC Porto e figura incontornável da história do dirigismo português e mundial. Tendo privado com vários presidentes e dirigentes do SC Braga ao longo dos seus 42 anos na liderança do FC Porto, para além do ciclo em que foi simultaneamente presidente da Liga Portugal, Pinto da Costa deixa memórias de uma longa convivência, muitas vezes como adversário, várias outras como parceiro. O SC Braga associa-se ao pesar de familiares e amigos, mas também do FC Porto e do futebol e do desporto em geral"

AVS

"O AFS expressa o seu profundo pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa e endereça sentidas condolências à familia, amigos e ao FC Porto."

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

"O Presidente da República apresenta as suas condolências à família de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube. Fá-lo recordando que, no início dos anos 80, era, então, jovem membro do governo quando conheceu quem levaria o seu clube a inúmeras vitórias nacionais e internacionais. Mais tarde, muitas foram as vezes em que pôde testemunhar além dos sucessos consecutivos, uma personalidade, uma determinação e um estilo muito próprio, que suscitava grandes apoios, mas também muitas divergências. Neste momento em que o juízo a formular deve ser o mais possível distanciado, o que mais deve avultar é aquilo que o país fica a dever de prestígio externo num período inseparável da sua liderança."

"Não quero ver ninguém de luto, quero toda a gente vestida de azul". O filme da vida de Pinto da Costa
"Não quero ver ninguém de luto, quero toda a gente vestida de azul". O filme da vida de Pinto da Costa

Luis Montenegro, primeiro-ministro

"Jorge Nuno Pinto da Costa foi uma personalidade única no dirigismo desportivo, tendo sido o mais titulado dos Presidentes de Clubes à escala mundial. Em meu nome pessoal e do Governo, expresso profundo pesar e solidariedade à sua família, aos seus amigos e ao @FCPorto."

Fernando Gomes, ainda presidente da FPF e ex-dirigente portista

"Em nome da Federação Portuguesa de Futebol, e em meu nome pessoal, expresso o meu mais profundo pesar pelo falecimento, aos 87 anos, de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto. O futebol - e o Desporto - português despede-se de um dos seus mais relevantes protagonistas. Ficam gravadas na história as muitas conquistas durante a sua presidência no FC Porto, tantas que lhe conferiram o título de dirigente mais titulado do mundo. Transformou o clube numa potência nacional de futebol – 23 campeonatos ganhos em 42 anos de presidência – e esculpiu no cenário internacional o seu espaço de prestígio para o qual contribuiu a conquista dos dois títulos de campeão europeu os dois triunfos na Liga Europa, outros tantos na Taça Intercontinental e ainda numa Supertaça Europeia. O seu legado no clube é inestimável, a sua personalidade no panorama desportivo foi inimitável. Destaco também seu papel na profissionalização do futebol, tendo sido, em 1995, o terceiro presidente da Liga Portugal.

Convivi vários anos com Pinto da Costa, partilhámos muitas alegrias, ambições e conquistas durante um trajeto que nos marcou profundamente e que transformou o FC Porto. Envio as minhas mais sentidas condolências a toda a sua família, com uma nota particular de emoção aos seus filhos, Alexandre e Joana, assim como ao FC Porto e a todos os seus sócios e adeptos",

Pedro Proença, eleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol

"O Futebol Português viu partir hoje um dirigente histórico, que durante 42 anos liderou e dedicou a sua vida ao FC Porto, construindo um palmarés único a nível nacional e internacional. Recordo a amizade, os ensinamentos e o respeito mútuo ao longo de décadas de convivência numa indústria para cujo crescimento e emancipação tanto contribuiu, tendo mesmo presidido à Liga Portugal entre 1995 e 1996. Das Antas ao Dragão, de Viena a Gelsenkirchen, de Sevilha a Tóquio, as suas conquistas serão eternas, o seu legado será honrado e a sua memória será respeitada. Despeço-me com gratidão. Até sempre, Amigo Presidente".

Liga Portugal

Liga Portugal lamenta profundamente o falecimento de Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, 31.º Presidente da história do FC Porto, cargo que ocupou durante 42 anos, entre 1982 e 2024. De 13 de julho de 1995 a 23 de dezembro de 1996 foi também Presidente da Liga Portugal. Nascido a 28 de dezembro de 1937, na freguesia portuense de Cedofeita, Pinto da Costa foi eleito pela primeira vez para a presidência do clube azul e branco a 23 de abril de 1982, liderando-o ao longo de 15 mandatos consecutivos, até abril de 2024. Sob a sua liderança, o FC Porto conquistou 2585 troféus em 21 modalidades, 68 dos quais alcançados no Futebol, atingindo o estatuto de dirigente com mais títulos e longevidade do mundo.
Os dragões conquistaram 23 títulos de Campeão Nacional, 15 Taças de Portugal, 22 Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga. Em termos internacionais, destaque para a Taça dos Campeões Europeus (1987-88), Taça Intercontinental (1987 e 2004), Supertaça Europeia (1987), Taça UEFA (2002/03), Liga dos Campeões (2003/04) e Liga Europa (2010/11).
“O Futebol Português viu partir hoje um dirigente histórico, que durante 42 anos liderou e dedicou a sua vida ao FC Porto, construindo um palmarés único a nível nacional e internacional. Recordo a amizade, os ensinamentos e o respeito mútuo ao longo de décadas de convivência numa indústria para cujo crescimento e emancipação tanto contribuiu, tendo mesmo presidido à Liga Portugal entre 1995 e 1996”,

[em atualização]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+