08 fev, 2019 - 06:30 • Joana Gonçalves
"Uma crise de meia-idade chamada Brexit"
"Led By Donkeys", em português "Liderados por burros", é o nome da campanha dirigirda por um grupo de opositores ao Brexit. O objetivo é expor as mentiras e hipocrisia dos líderes políticos responsáveis pelo acordo de retirada do Reino Unido da União Europeia. Para cumprir este propósito, optaram por dar vida a "tweets" e citações destes dirigentes, exibindo-os em cartazes pelas ruas de todo o país.
"Nós estamos a colocar nos cartazes as citações destes asnos, deste líderes que nos estão a guiar por este precipício, para relembrar quem nos trouxe até aqui. Para nós, faz todo o sentido", explica um dos membros do grupo, em entrevista ao jornal britânico The Guardian.
Questionados sobre o que os terá motivado a avançar com o plano, delineado num pub, responderam com humor. "Acho que que estamos a atravessar uma crise de meia-idade, mas não por parte da Nação ou de cada um de nós individualmente. A Grã-Bretanha atravessa uma período pós-imperialista, possivelmente uma crise de meia-idade e não sabe muito bem o que anda a fazer. Acabou de comprar uma moto e um casaco de cabedal. É uma crise de meia-idade chamada Brexit e não me parece que vá resultar".
A primeira-ministra, Theresa May, o ex-líder do UKIP, Nigel Farage, que foi um dos maiores defensores do Brexit, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson, e Michael Glove são alguns dos dirigentes citados na campanha.