08 nov, 2017 - 19:40
Demitiu-se a ministra britânica para o Desenvolvimento Internacional. Priti Patel deixa o Governo depois de ter sido revelado que se reuniu com elementos do Executivo israelita durante as suas férias no país.
Na carta que escreveu à primeira-ministra Theresa May, Priti Patel admitiu que as suas acções “foram abaixo dos altos padrões que são esperados para alguém na sua posição”.
Já Downing Street revelou um comunicado em que confirma a demissão e refere que a ministra pediu “desculpas” por ter causado “uma distracção” sobre o trabalho essencial do Governo.
A ministra demissionária terá aproveitado as suas férias em Agosto para se reunir com vários dirigentes israelitas, nomeadamente com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Segundo a BBC, Patel ter-se-á reunido com o presidente honorário dos Amigos de Israel, Lord Polak, o ministro israelita de Segurança Pública, Gilad Erdan, e o director do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, Yuval Rotem.
O teor das conversas da ministra com elementos do Executivo israelita não foi revelado.
Priti Patel é o segundo membro do Governo conservador de Theresa May que se demite numa semana, depois de o ministro da Defesa, Michael Fallon, ter resignado ao cargo, na quarta-feira passada, na sequência de acusações de assédio sexual.