MTIC - O que significa esta sigla?
O MTIC - Montante Total Imputado ao Consumidor – corresponde ao valor global que um cliente paga pelo empréstimo que contrata. Por isso é que o Banco de Portugal diz que vale a pena decorar esta sigla.

Porque é que o MTIC é tão importante?
Porque é o indicador que mostra ao cliente quanto é que efetivamente terá de pagar à instituição durante todo o período do empréstimo.

É a soma do valor do montante total do empréstimo e de todos os outros custos associados ao crédito.

Normalmente ouvimos falar mais do spread do que do MTIC.
Ambos são importantes, mas são diferentes.

O spread reflete-se na mensalidade que o cliente tem de pagar ao banco e por isso é um indicador importante na taxa de esforço e na gestão do orçamento mensal.

Mas “há mais vida para além do spread”. Na realidade, um crédito implica outros custos que vão além mensalidade que se paga.

O cliente deve ter em conta todos os custos/encargos na contratação de um crédito. E é o MTIC que lhe diz quando é que vai pagar realmente até ao fim do empréstimo.

E que custos/encargos são esses?
Juros, comissões, impostos, e todo o tipo de encargos que ocorram.
Num crédito habitação, por exemplo:
- Comissão de abertura do processo
- Comissão de avaliação do imóvel
- Comissão de formalização
- Seguros
Todos estes custos estão refletidos no MTIC.

O MTIC é um bom indicador para comparar propostas de crédito?
Sim. O MTIC permite comparar o valor dos juros e outros encargos com o empréstimo tendo por base o mesmo montante e prazo. Por isso pode ser usado para comparar propostas de crédito.

E se a taxa for variável?
Nos contratos com taxa variável o MTIC é apenas indicativo. Ou seja, a prestação mensal estará dependente da evolução e alterações do mercado. E posto isto quanto mais elevada a taxa de juro, mais juros o cliente vai pagar e mais elevado será o MTIC.

Onde é que o cliente pode consultar este valor?
Quando o cliente vai ao banco pedir um crédito é lhe entregue uma ficha de informação normalizada (a FINE), que é como se fosse o cartão do cidadão do empréstimo, onde se incluem as suas principais caraterísticas. Esta ficha é dada antes do cliente aceitar a proposta de financiamento para que possa ir para casa comparar as várias propostas dos bancos e escolher a opção mais económica e vantajosa.

Deve também aproveitar este tempo de reflexão para avaliar a sua situação financeira, se tem condições para avançar com o crédito, sabendo que se trata de uma responsabilidade a longo prazo.

Avance informado e com certezas. É uma das preocupações no Banco Montepio, o crédito responsável.