30 jun, 2016 - 21:03
Renato Sanches respondeu ao golo madrugador da Polónia, estabelecendo o empate no jogo dos quartos-de-final, e tornou-se o mais jovem jogador português de sempre a marcar em fases finais de grandes competições internacionais.
Depois do golo de Lewandowski, aos dois minutos, o segundo mais rápido em fases finais do europeu, Portugal reagiu e chegou ao empate aos 33 minutos, por Renato Sanches. O jovem do Bayern Munique, de apenas 18 anos e 316 dias, superou, com esse golo, o registo de Cristiano Ronaldo, que marcara à Grécia no jogo de abertura do Euro 2004, quando tinha 19 anos e 141 dias.
O remate certeiro de Renato Sanches fez, também, com que o médio se tornasse no jogador mais jovem a marcar em fases a eliminar de campeonatos da Europa. Um registo que vai prevalecer pelo menos durante os próximos quatro anos, já que o único futebolista mais jovem que Renato (Marcus Rashford, de Inglaterra) já não está em prova.
O recorde de jogador mais novo de sempre a marcar em Europeus continua na posse do holandês Jetro Willems, que marcou à Dinamarca no Euro 2012, com 18 anos e 71 dias. Esse golo, contudo, foi num jogo referente à fase de grupos.