Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Lançado abaixo-assinado contra fidelização sem limites nas telecomunicações

13 out, 2015 - 08:48

“Dois anos basta” é o nome do documento lançado pela Deco. Só este ano, 18 mil consumidores reclamaram contra a refidelização.

A+ / A-

Contra a refidelização nas telecomunicações, a associação de defesa do consumidor Deco lança esta terça-feira um abaixo-assinado. “Dois anos basta” é o lema da iniciativa, que pretende mobilizar os consumidores para que se regulamente a lei que permite a continuidade da fidelização inicial nos contratos de comunicações electrónicas.

“Este nosso abaixo-assinado surge justamente pelo facto de as empresas beneficiarem do vazio da lei, porque esta questão da refidelização não está regulamentada e elas fazem um aproveitamento no sentido de interpretar tudo como se fosse fidelização”, começa por explicar Tito Rodrigues, da Deco.

À Renascença, o responsável lembra que uma das “consequências naturais que esta fidelização” são “as indemnizações em caso de rescisão antecipada do contrato por parte dos consumidores”.

A fidelização constantemente renovada é um mecanismo utilizado pelas empresas para agarrar o consumidor por períodos longos, sem permitir a mudança de operador. E esta é uma das queixas que mais chega à Deco. Só este ano, 18 mil consumidores reclamaram contra a refidelização.

Tito Rodrigues apela, por isso, a todos os consumidores que assinem o abaixo-assinado, que a associação pretende depois levar “junto dos grupos com assento parlamentar, junto do regulador – a ANACOM – e também junto do Ministério da Economia, que tutela este importante sector”.

“Enquanto esta situação não for regulamentada, vamos continuar a ter atropelos aos direitos dos consumidores”, defende.

O abaixo-assinado está disponível na internet, aqui. No site, “os consumidores terão também oportunidade de encontrar o tarifário mais adequado ao seu perfil de consumo e receber o cartão ‘2anosbasta’, que lhes permite usufruir de um ano de ajuda gratuita da DECO, no caso de problemas com os operadores de telecomunicações”, anuncia a associação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Mendes Silva
    23 abr, 2016 Vila Nova de Famalicão 21:52
    Sou contra as fidelizações, acho que é um oportunismo contra os mais desfavorecidos.
  • Manuel Rocha
    14 abr, 2016 Vale de Milhaços - Corroios 11:47
    Acho bem a fidelização máxima de 24 meses, com alternativa de 6 e 12 sem fidelização.
  • 20 out, 2015 Olhão 23:08
    Apoio esta causa.Mudamos de morada e simplesmente começaram a fidelização do início excluindo todo o tempo anterior.Mesmo estando satisfeitos com a operadora, e por motivos de força maior poderíamos de fato ter o direito å rescisão contratual sem tanto prejuízo financeiro.
  • Ana Formigal
    14 out, 2015 Ovar 23:06
    Acho injusto mais de um ano. Pode haver motivos de força maior que não permitam a permanência do contrato
  • João Pires
    14 out, 2015 Cascais 21:22
    Fidelidade aos operadores de telecomunicações? é mais uma moda a juntar a muita outras "no comment" Eu só devo fidelidade à minha mulher... Os "colarinhos brancos" das telecoms desapareçam!!!
  • António Queirós
    14 out, 2015 Porto 16:18
    Fidelizam sem dar conhecimento prolongando a mesma é um abuso.
  • Manuel Silva
    14 out, 2015 Vila Franca de Xira 15:41
    Boa Tarde! Concordo com 2 anos no primeiro contrato. Na renovação, o cliente deverá poder decidir se opta por 1 ano, dois ou mais. E deverá ser vedado às operadoras o facto de uma qualquer nova de adesão (agregar um qualquer novo serviço telemóvel, TV etc.), todo o contrato passar ao período da fidelização contratada no início, prática actual!
  • Lourdes Selas
    13 out, 2015 Magoito 17:56
    Muito bem.
  • Corrêa lima Maria Ap
    13 out, 2015 Rinchoa -Rio de Mouro 17:26
    Fidelidade absurda .!
  • Rui Vieira dos santo
    13 out, 2015 Matosinhos 17:02
    Concordo 100%

Destaques V+