31 mar, 2016 - 18:45
Termina à meia-noite o prazo para reclamar as despesas do IRS, de 2015, no Portal das Finanças. Os contribuintes devem estar atentos à dupla facturação, alerta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha.
O sistema aceita o registo das facturas feito pelo contribuinte, mesmo quando essa factura já tenha sido lançada pelo comerciante. São despesas que aparecem duplicadas e que o sistema da Autoridade Tributária pode não ter capacidade para eliminar.
O contribuinte tem, por isso, até à meia-noite para remover essas facturas duplicadas. Caso não o faça, avisa Paulo Ralha, o contribuinte poderá ser chamado pelo Fisco.
“Se o contribuinte conseguir detectar essa duplicação, retira uma das suas facturas e fica só uma no sistema. Caso contrário, o sistema informático, mais tarde ou mais cedo, vai ter capacidade para detectar a dupla facturação. Não eliminando, pode pedir ao contribuinte para se deslocar ao serviço de finanças para verificar novamente todas as facturas”, disse Paulo Ralha.
Quanto às despesas de educação e de saúde, essas poderão ser rectificadas a partir desta sexta-feira na declaração de IRS.
“Durante a entrega da declaração propriamente dita só terá essa possibilidade no caso de serem despesas de saúde ou educação. As outras despesas ficarão fechadas, ou seja, impossibilitadas de serem alteradas pelo contribuinte”, diz Paulo Ralha.
A entrega da declaração de IRS de 2015, pela internet ou em papel, decorre durante o mês de Abril, para os trabalhadores dependentes e pensionistas. Para os outros contribuintes, a entrega decorre durante o mês de Maio.